Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Pena suspensa para padre acusado de abuso de menores

O antigo padre foi considerado culpado de dois crimes. Abuso de duas raparigas aconteceu em 2013.

Pena suspensa para padre acusado de abuso de menores
Notícias ao Minuto

16:17 - 25/03/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Golegã

É mais um caso de abuso sexual confirmado na Igreja. António Santos, antigo padre da Golegã, foi condenado a 14 meses de pena suspensa devido a factos ocorridos em 2013.

O antigo pároco foi considerado culpado de abusos a duas raparigas, uma de 14 e outra de 13 anos. O primeiro caso ocorreu durante um acampamento de jovens, enquanto o segundo aconteceu durante a Feira da Golegã.

O coletivo de juízes entendeu não aplicar a pena acessória pedida pelo Ministério Público, de proibição do exercício da profissão, por entender que as funções do padre não implicam necessariamente que tenha menores sob a sua vigilância.

O advogado do ex-padre tinha falado de versões que não eram "completamente coincidentes" e disse que "se tivesse sido praticado por uma mulher provavelmente não teria havido acusação".

O coletivo considerou os depoimentos prestados pelas vítimas como "credíveis" e "esclarecedores", enquanto a versão do arguido foi "carecida de sentido" e "não merecedora de qualquer credibilidade", nomeadamente quando alegou que o contacto com a primeira vítima se tratou de uma "massagem nas costas" para a acalmar e com a segunda de uma tentativa de retirar um lenço de dentro do bolso do casaco.

Os juízes entenderam que o padre teve "perfeita noção das partes do corpo" que tocou, que conhecia o efeito da sua conduta sobre as menores e que agiu de forma livre e consciente.

Segundo o advogado, António Santos é um "homem amargurado", porque estão em causa duas crianças, "principais vítimas de todo o empolamento dado à situação", e também pela condenação, embora em termos "mais brandos" do que o Ministério Público pedia.

Após analisar o acórdão, o advogado decidirá se vai recorrer.

[Notícia atualizada às 17:35]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório