Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Cerca 40 bombeiros de Manteigas suspendem funções

Cerca de 40 bombeiros de Manteigas, na Serra da Estrela, deixaram este domingo de fazer serviço na corporação devido a divergências com a direcção.

Cerca 40 bombeiros de Manteigas suspendem funções
Notícias ao Minuto

20:41 - 13/01/13 por Lusa

País Divergências

Os voluntários descontentes entregaram esta manhã uma carta ao comandante interino dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, na qual informam que "a partir de hoje vão deixar de fazer serviço", disse à agência Lusa o subchefe Francisco Gomes, porta-voz dos elementos contestatários.

"É uma carta simples a dizer ao comando que nós vamos passar para a inactividade. Deixamos de fazer serviços, por motivos pessoais e profissionais, alegando que não há condições", justificou.

O responsável disse que os elementos que entregaram o documento pediram a inactividade "durante o período de um ano", mas podem regressar ao corpo altivo a qualquer momento, "voltando a escrever novamente uma carta" ao comando.

"Desde que o senhor presidente [da direcção] saia, nós queremos voltar", garantiu Francisco Gomes, lembrando que os voluntários estão descontentes com o presidente da direcção, Manuel Rabaça, e exigem a sua demissão.

Os bombeiros pedem a saída do presidente da direcção, alegando que "tem perseguido um pouco os bombeiros" e que no quartel "há falta de material" para intervir no dia a dia.

Com a indisponibilidade de cerca de 40 bombeiros, a Associação Humanitária de Manteigas, que possui cerca de 60 elementos no corpo activo, vai contar com "pouco mais de dez" elementos para assegurar o serviço diário, indicou o subchefe.

Francisco Gomes reconheceu que os elementos que ficam em funções "não vão conseguir" assegurar o serviço "durante 24 horas" e o socorro às populações e aos visitantes da Serra da Estrela pode ficar comprometido.

"Nós temos uma brigada de 15 elementos que faz serviço à Torre (...) e, a partir de agora, o dispositivo, que engloba seis corporações, vai ficar sem a nossa ajuda e também vai ficar em causa", previu o porta-voz dos bombeiros de Manteigas que estão descontentes com a direcção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório