Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Juízes terão de reavaliar 50 mil penhoras

Erros na plataforma informática da Justiça levaram a que processos de dívidas fossem despachados sem que o juiz tivesse toda a informação que devia.

Juízes terão de reavaliar 50 mil penhoras
Notícias ao Minuto

09:09 - 06/03/15 por Notícias ao Minuto

País Citius

Cerca de 50 mil penhoras feitas entre setembro e janeiro terão de ser reavaliadas pelos juízes responsáveis dos processos executivos devido a falhas na plataforma informática dos tribunais.

Os números, apurados pelo Diário de Notícias, correspondem a requerimentos ‘perdidos’ no Citius, relativos a penhoras e que teriam de ter estado acessíveis e entregues nos meses anteriores, entre setembro e dezembro.

Com a ligação ao sistema informático dos agentes de execução (responsáveis peça cobrança de dívidas) e ao Citius só agora a retomar o funcionamento, nas últimas duas semanas os juízes dos tribunais de execuções receberam uma ‘chuva’ de requerimentos.

Estes milhares de requerimentos “estavam bloqueados e não se sabia onde estavam e de repente apareceram”, explica ao DN secretária-geral da Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP), Maria José Costeira.

Com processos de dívidas já despachados sem que o juiz tivesse toda a informação que devia, as penhoras em causa terão agora de ser reavaliadas e repensadas na decisão judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório