Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bispos felicitam Manuel Clemente, investido cardeal este mês

O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) felicitou hoje o patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, investido cardeal no passado dia 14, numa cerimónia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo papa Francisco.

Bispos felicitam Manuel Clemente, investido cardeal este mês
Notícias ao Minuto

20:43 - 23/02/15 por Lusa

País CEP

"Os membros nesta reunião de hoje expressam fraternas felicitações a D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, pelo novo serviço apostólico de que foi incumbido pelo Santo Padre Francisco, criando-o cardeal da Igreja Católica", afirmou, no final da reunião, em Fátima, distrito de Santarém, o porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa.

Prometendo "oração e solidariedade colaborante" ao novo cardeal, os bispos manifestaram "uma palavra de regozijo por este serviço que o papa pediu a D. Manuel Clemente como cardeal para junto dele cooperar de uma maneira competente, simples e humilde", adiantou Manuel Barbosa.

O responsável disse que a reunião de hoje foi essencialmente de preparação da próxima assembleia plenária do episcopado português, prevista realizar-se de 13 a 16 de abril, na qual os bispos vão abordar, entre outros, o tema da família e analisar a "síntese feita na base das sugestões de todas as dioceses e movimentos", que será depois remetida a Roma.

"A partir dessa síntese, os bispos vão refletir sobre os temas do sínodo dos bispos e, possivelmente, propostas concretas como contributo da Conferência Episcopal Portuguesa para o sínodo dos bispos de outubro", explicou o porta-voz.

O sínodo extraordinário dos bispos sobre a família, que se realizou em outubro, em Roma, e no qual participou Manuel Clemente, aprovou um relatório final, sem que tenha sido alcançado um acordo em relação aos casos de divórcio e aos homossexuais.

Citado pela agência France Presse, o porta-voz do papa, padre Frederico Lombardi, disse então que o relatório final foi "reequilibrado" para ter em conta a relutância dos prelados mais conservadores.

O documento faz um inventário dos problemas diversos da família nos cinco continentes, como o acolhimento pela Igreja dos casais em união de facto, homossexuais ou divorciados.

O relatório serve de apoio ao nível da CEP, presidida pelo cardeal-patriarca Manuel Clemente, e das várias instâncias diocesanas para a preparação da próxima sessão ordinária do sínodo dos bispos, em outubro próximo.

Outro dos temas que vai estar na agenda da próxima assembleia plenária prende-se com os centros sociais e paroquiais e com a análise da sua "situação, perspetivas e problemáticas", assim como de uma "proposta de estatuto que possa servir de modelo" para estas instituições, declarou Manuel Barbosa.

A esta reflexão juntar-se-á, também, outra sobre as misericórdias, para a obtenção de um modelo de compromisso para as irmandades, acrescentou o porta-voz da CEP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório