Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Jovens médicos correm risco de não ter vagas

O número de estudantes de medicina candidatos a uma especialidade médica é o mais elevado de sempre. Alguns podem correr o risco de não ter vaga, conta o semanário Sol.

Jovens médicos correm risco de não ter vagas
Notícias ao Minuto

10:26 - 12/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Especialidade

Pela primeira vez, em Portugal, o número de jovens médicos candidatos à especialidade é muito superior às vagas existentes nos hospitais autorizados pela Ordem dos Médicos (OM), refere o Sol. Em alguns casos, são tantos os candidatos que não existem médicos suficientes para os supervisionar.

De acordo com o bastonário da OM, José Manuel Silva, esta situação verifica-se porque se fecharam estabelecimentos e fundiram-se serviços e ao mesmo tempo há mais jovens licenciados em Medicina nas Universidades.

No total existem 1.562 candidatos para apenas 1.515 lugares (o valor mais alto dos últimos anos). A esperança é de que alguns deles acabem por desistir, como aconteceu no ano passado, sendo assim possível integrar todos os estagiários.

O semanário Sol refere que a área da medicina geral e familiar possui muitos candidatos, o que contrasta com outras áreas onde seriam necessários mais profissionais. É o caso da anestesia em que seriam necessários 600 profissionais no país. Porém, existe capacidade para formar cerca de 68 devido à falta de médicos disponíveis para o efeito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório