Marcelo acompanha tragédia em lar de Mirandela: "Solidariedade e apoio"

Presidente da República falou com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, transmitindo "as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas do trágico incêndio".

Marcelo Rebelo de Sousa

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Tomásia Sousa com Lusa
16/08/2025 10:28 ‧ há 1 hora por Tomásia Sousa com Lusa

País

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já falou com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, onde seis idosos morreram esta madrugada num incêndio no lar Bom Samaritano.

 

O chefe de Estado, que apresentou "as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas", está a acompanhar a situação relativa aos idosos que ficaram feridos, "esperando a sua rápida recuperação, e transmitindo a sua solidariedade e apoio neste momento de luto", conforme se lê numa nota publicada no site da Presidência da República.

O incêndio que deflagrou na madrugada de hoje no lar Bom Samaritano, em Mirandela, fez seis mortos e 25 feridos, dos quais cinco em estado grave, segundo o presidente da Câmara Municipal de Mirandela.

Seis idosos morrem após incêndio em lar em Mirandela

Seis idosos morrem após incêndio em lar em Mirandela

O alerta para o incêndio foi dado por três funcionárias da instituição por volta das 05h00. Há ainda a registar cinco feridos graves - que já foram transportados para as unidades hospitalares - e 20 feridos ligeiro que receberam assistência médica no local.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:27 - 16/08/2025

O fogo terá tido origem cerca das 05h00 de hoje num "colchão anti-escaras" , num quarto com três utentes, que acabaram por morrer. Outros três, devido à inalação de fumo e a problemas respiratórios, também não conseguiram resistir.

No lar residiam 89 idosos. O fogo esteve confinado apenas ao quarto onde deflagrou, mas todo o edifício ficou cheio de fumo.

Alguns utentes foram transportados para os hospitais de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança. Os restantes estão a ser encaminhados para outros lares da instituição. 

[Notícia atualizada às 12h00]

Leia Também: Idosos levados para outro lar da Misericórdia de Mirandela após incêndio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas