Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Candidato abstenção' também suplanta Seguro

No rescaldo das eleições primárias socialistas fica para a posteridade a criação, pela primeira vez em Portugal, de umas eleições para eleger o candidato de um partido ao cargo de primeiro-ministro. Lançadas por António José Seguro, as primárias deram uma grande vitória a António Costa, mas o antigo líder socialista também perdeu, escreve o Observador, para outro habitual ?candidato? de todas as eleições em geral: a abstenção.

'Candidato abstenção' também suplanta Seguro
Notícias ao Minuto

17:01 - 29/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Primárias

As primárias de ontem deram uma vitória a António Costa sobre António José Seguro. Porém, no rescaldo dos resultados eleitorais, refere o Observador, o antigo líder socialista também perdeu para outro ‘partido’: o da abstenção.

Nas contas finais, António Costa conseguiu recolher a simpatia de 118.272 socialistas e Seguro, que liderava o partido e tinha lançado as primárias, apenas 55. 171 votos. Estes números deram uma expressiva vantagem ao autarca lisboeta, que conseguiu quase 70% dos votos apurados.

Mas houve um 'habitué' de quase todos os exercícios eleitorais que também recebeu inúmeros votos. É que os militantes e simpatizantes que se abstiveram de votar chegaram aos 73.803.

Mas há mais. Se somados os votos de Seguro e dos 'não votantes', como se de uma coligação se tratasse, apenas assim o líder rosa conseguiria suplantar Costa, obtendo 128.974 votos.

Na matemática da vitória e derrota deu ainda margem para mais um resultado expressivo. É que das 23 federações apuradas apenas uma teve um resultado favorável a Seguro, a da Guarda, sendo que o secretário-geral perdeu em todas as outras. O resultado de vitória mais expressivo chegou, como seria expetável, da capital, conseguindo o autarca 86,9% dos votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório