Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Equipamento de combustível cobrava clientes sem abastecer em Grândola

Os aparelhos cobravam "automaticamente 10 cêntimos, passando de imediato para 90 cêntimos, sem ter materializado qualquer tipo de abastecimento ‘real’ de combustível".

Equipamento de combustível cobrava clientes sem abastecer em Grândola
Notícias ao Minuto

15:57 - 27/03/24 por Notícias ao Minuto

País Combustíveis

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou, em flagrante delito, dois equipamentos de abastecimento de combustível, nomeadamente gasóleo e gasolina, “em prática especulativa”, que operavam em estações de serviço no concelho de Grândola.

A ação foi realizada através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, cujos inspetores verificaram que “no início de cada abastecimento, após o reinício do equipamento de contagem de abastecimento, antes de ser pressionado o manípulo da agulheta do equipamento pelo utilizador, o contador alterava-se automaticamente, iniciando a contagem em valores acima de zero”, segundo um comunicado da ASAE enviado às redações.

Significa isto que os aparelhos cobravam “automaticamente 10 cêntimos, passando de imediato para 90 cêntimos, sem ter materializado qualquer tipo de abastecimento ‘real’ de combustível”.

“Os equipamentos em causa tinham sido sujeitos a controlo metrológico no presente ano, exibindo os respetivos selos de validade e de conformidade, pelo que se procedeu à sua selagem e apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica”, complementou a mesma nota.

A ASAE apontou ainda que estão em causa “indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e do crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido comunicados ao DIAP de Grândola”.

O valor da apreensão supera os 13.000,00 euros.

Leia Também: ASAE apreende mais de 7,3 toneladas de alimentos. Estabelecimento fechado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório