Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara Municipal de Paços de Ferreira alvo de buscas

Crimes ambientais podem estar na origem desta investigação.

Câmara Municipal de Paços de Ferreira alvo de buscas
Notícias ao Minuto

09:25 - 22/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País GNR

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira está a ser alvo de buscas na manhã desta sexta-feira.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada por fonte da GNR do Porto ao Notícias ao Minuto, referindo, contudo, que não é ainda possível confirmar o que está na origem desta operação.

Num comunicado, divulgado na sua página na internet, a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP) refere que a operação, tendo em vista a apreensão de documentos físicos, dados e documentos informáticos e outros meios de prova, começou às 07h00 e envolve meios da GNR e da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), além do magistrado do MP.

Segundo a Procuradoria, as buscas estão a ser executadas no âmbito de um inquérito, que se encontra em segredo de justiça, titulado pelo MP de Paços de Ferreira, em que se investiga a prática de um eventual crime de poluição no Rio Ferreira, área do município de Paços de Ferreira, não tendo sido emitidos mandados de detenção.

"A GNR e a IGAMAOT dão cumprimento a 11 mandados de busca domiciliária e nove mandados de busca não domiciliária, designadamente a entidades públicas, incluindo uma autarquia local, e a sociedades comerciais, nas áreas territoriais das comarcas do Porto Este, Porto, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria e Lisboa, executando ainda decisões que determinaram pesquisas informáticas e apreensões", refere a mesma nota.

No total, de acordo com a PGRP, estão envolvidos na execução das diligências cerca de 100 militares da GNR e 19 inspetores da IGAMAOT, bem como o magistrado do MP titular do inquérito.

"A investigação iniciou-se há cerca de três anos e as diligências em curso destinam-se obter prova em locais físicos e sistemas informáticos referenciados nos autos como suspeitos de a conter", conclui a mesma nota.

[Notícia atualizada às 10h48]

Leia Também: Mau tempo suspende buscas por casal desaparecido na Madeira na 6.ª-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório