Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Chuva, vento e céu "muito nublado" nesta 5.ª-feira. E as temperaturas?

Os períodos de chuva vão ser registados por todo o país, em especial durante a manhã.

Chuva, vento e céu "muito nublado" nesta 5.ª-feira. E as temperaturas?
Notícias ao Minuto

08:31 - 07/03/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Numa altura em que é conhecido que fevereiro passado foi o mais quente de sempre por todo o mundo, as temperaturas voltam a ‘virar’ e, no início deste março, a chuva está de volta – por todo o território nacional.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os períodos de chuva e aguaceiros estão mesmo previstos não só a nível continental, como também nas ilhas, que têm conseguido ‘escapar’.

Para além da agitação forte, os especialistas do instituto alertam para a "precipitação por vezes forte, podendo ser de granizo e acompanhada de trovoada, e que será de neve nas terras altas do Norte e Centro" e também para o "vento forte no litoral e terras altas" e "agitação marítima forte". Em geral, o céu vai estar "muito nublado" e os períodos de chuva, por vezes mais forte, deverão ser registados com mais frequência até ao meio da manhã.

E as temperaturas?

Segundo os especialistas, as temperaturas mais altas continuarão a fazer-se sentir nas ilhas, com o Funchal, no arquipélago da Madeira, a registar as temperaturas máximas, com 20ºC. Já a temperatura mínima no arquipélago será em Porto Santo, com 14ºC.

Já nos Açores, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores serão as ilhas onde se registará uma maior temperatura, com 18ºC. As mínimas rondarão os 11ºC.

Já no continente, as temperaturas máximas serão mais baixas, com o distrito de Faro a ser aquele onde os termómetros vão chegar mais alto a nível continental. Na mesma região, as mínimas deverão ser de 9ºC.

Apesar de as temperaturas não estarem previstas temperaturas negativas, Guarda deverá ser o distrito onde vai estar mais frio, com os termómetros a chegar a 1ºC. As máximas nesta região não estão previstas ultrapassar os 6ºC.

No Alentejo, as temperaturas deverão chegar aos 13ºC, em Beja e Évora, e em Portalegre as temperaturas serão de 9ºC. Por Lisboa também se deverão registar 13ºC de máxima, e aqui o céu deverá estar "em geral muito nublado". "Períodos de chuva, por vezes forte até ao início da manhã, passando a aguaceiros, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada", escreve o IPMA.

Já no Porto, as temperaturas devem chegar aos 12ºC - também aqui o céu deverá estar nublado e a chuva deve cair "mais forte" até ao início da manhã, passando depois a aguaceiros.

Leia Também: Vem aí chuva forte. De inundações a estragos, eis o que pode provocar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório