Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Vem aí chuva forte. De inundações a estragos, eis o que pode provocar

Quase todos os distritos estarão sob aviso amarelo devido à chuva.

Vem aí chuva forte. De inundações a estragos, eis o que pode provocar
Notícias ao Minuto

23:06 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou, esta quarta-feira, que o mau tempo vai agravar-se nos próximos dias e que a partir das 3h00 de quinta-feira todos os distritos de Portugal continental, exceto Santarém, Portalegre e Évora, estão sob aviso amarelo devido à chuva.

Neste sentido, os Bombeiros Voluntários de Camarate emitiram uma nota a dar conta do que pode acontecer devido à ocorrência de chuva forte.

Assim, poderão acontecer "inundações rápidas, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", "inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis" e "inundação de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem". 

Poderá também haver "piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água", "danos em estruturas montadas ou suspensas" e "arrastamento de mobiliário urbano e contentores de resíduos".

Por fim, fique também atento à possível "queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia".

Leia Também: Chuva, vento e até queda de neve. Mau tempo agrava-se nos próximos dias 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório