Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Chuva, vento e até queda de neve. Mau tempo agrava-se nos próximos dias 

Em causa estão "depressões atlânticas centradas a oeste/noroeste da Península Ibérica" e os "sistemas frontais a elas associadas".

Chuva, vento e até queda de neve. Mau tempo agrava-se nos próximos dias 
Notícias ao Minuto

17:30 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O estado do tempo em Portugal continental "será condicionado nos próximos dias por depressões", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estando prevista, vento e até queda de neve.

Em causa estão "depressões atlânticas centradas a oeste/noroeste da Península Ibérica" e os "sistemas frontais a elas associadas". Assim, a chuva chegará ainda esta quarta-feira, ao final do dia, sendo "inicialmente fraca, ao litoral oeste, estendendo-se gradualmente ao restante território e tornando-se moderada, sendo por vezes forte, de granizo".

Entre os dias 7 e 10 de março, a chuva poderá ser "acompanhada de trovoada", com algumas "variações na frequência e intensidade ao longo deste período".

Em relação ao vento, "também soprará por vezes forte, em especial no litoral e nas terras altas", tendo maior incidência na próxima sexta-feira, 8 de março, quando as rajadas "serão da ordem dos 80 km/h no litoral e dos 100 km/h nas terras altas".

Está prevista também agitação marítima forte, em "especial na costa ocidental, com ondas entre 5 a 6 metros de altura significativa, podendo no sábado, dia 9, superar os 7 metros a norte do Cabo Raso".

Já a queda de neve "será significativa nas terras altas do Norte e Centro, começando nos pontos mais altos da Serra da Estrela na noite e manhã de quinta-feira, 7 de março, baixando a cota para os 800/1000 metros de altitude a partir da tarde e mantendo-se até ao início da manhã de domingo, dia 10". 

Haverá apenas uma subida temporária para os 1400/1600 metros no final da tarde de sexta-feira, dia 8 de março.

Segundo o IPMA, as "acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de 1 metro de neve no final do período".

Leia Também: IPMA eleva para laranja aviso de agitação marítima para grupos dos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório