Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ribau Esteves elogia Medina por ter "desbloqueado" lota de Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro elogiou hoje o ministro das Finanças por ter "desbloqueado" a transferência para o município da antiga lota, mas anunciou que vai tentar junto do próximo Governo que seja feita sem custos.

Ribau Esteves elogia Medina por ter "desbloqueado" lota de Aveiro
Notícias ao Minuto

15:32 - 04/03/24 por Lusa

País PSD

"O Governo entendeu não utilizar a legislação da descentralização para entregar este terreno sem custos à CMA, sendo que a situação virá a ser colocada ao novo Governo de Portugal", escreve Ribau Esteves (PSD), em comunicado.

Comentando a aprovação pelo Conselho de Ministros da transferência dos terrenos da antiga lota para a autarquia, Ribau Esteves deixa a referência a Fernando Medina, "cuja intervenção no processo foi fundamental".

O presidente da câmara adianta que "todos os pormenores do processo serão apresentados publicamente", em reunião do executivo dia 14, sendo o processo alvo de deliberação da câmara e assembleia, seguindo para o Tribunal de Contas.

Por Resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República, o governo autoriza a Câmara de Aveiro a ficar com os terrenos da antiga lota, para urbanizar, mediante uma contrapartida de 6,7 milhões de euros.

O Conselho de Ministros autoriza que, "por mutação dominial subjetiva", seja feita a transferência para o domínio público do Município de Aveiro da "antiga lota de Aveiro, com 118 mil metros quadrados.

A autorização é dada para "a requalificação e a regeneração daqueles territórios", que estavam registados em nome da Administração do Porto de Aveiro.

A título de contrapartida o Município de Aveiro terá de pagar 6,7 milhões de euros de forma faseada, no máximo até 2033, correspondente a 30 % da venda dos lotes, em hasta pública, até perfazer a totalidade do valor.

Desde 1998, os terrenos da antiga lota do porto de Aveiro estavam integrados na área de abrangência do Programa Polis de Aveiro, mas nunca chegou a avançar o que estava definido no Plano de Urbanização.

Leia Também: Mau tempo e avarias afetam ligações fluviais entre Aveiro e São Jacinto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório