Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

GNR detém motorista que seguia com cartão tacográfico de outro condutor

Homem de 63 anos foi detido e constituído arguido.

GNR detém motorista que seguia com cartão tacográfico de outro condutor
Notícias ao Minuto

11:53 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto

País Santa Maria da Feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 63 anos, por "falsificação de notação técnica", a 27 de fevereiro, em Santa Maria da Feira.

Em comunicado, a GNR explica que a detenção aconteceu na autoestrada 29 (A29), em Rio Meão. Ao abordar um veículo pesado de passageiros, os agentes da autoridade "verificaram que os registos de condução associados ao cartão tacográfico do condutor não eram consentâneos com a atividade observada".

"Após análise da informação do tacógrafo instalado na viatura, verificou-se que o condutor se encontrava a utilizar um cartão tacográfico de outro condutor", continua a autoridade, alertando que esta prática possibilitaria "a circulação sem que o motorista cumprisse as pausas e repousos obrigatórias impostos por lei".

O motorista foi detido e constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

Em conclusão, a GNR relembra que, "para além da gravidade criminal e contraordenacional destes ilícitos", a falsificação da informação registada por tacógrafos "constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário".

Isto porque introduz "um elemento em violação das regras de segurança estabelecidas a nível europeu no que se refere aos limites de tempo de condução, períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos, colocando em risco tanto os condutores deste tipo de veículos, como passageiros e demais utentes da via".

Leia Também: Camionista detido na Vasco da Gama por manipulação de tacógrafo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório