Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal condena transferência de mísseis da Coreia do Norte para Rússia

Ministros dos Negócios Estrangeiros de 50 países, incluindo Portugal, e a União Europeia condenaram hoje a transferência de mísseis balísticos da Coreia do Norte para a Rússia que foram utilizados contra a Ucrânia.

Portugal condena transferência de mísseis da Coreia do Norte para Rússia
Notícias ao Minuto

13:11 - 12/01/24 por Lusa

País MNE

"Condenamos com a maior veemência possível a exportação pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a aquisição pela Rússia de mísseis balísticos da RPDC, bem como a utilização desses mísseis pela Rússia contra a Ucrânia em 30 de dezembro de 2023 e 02 de janeiro de 2024", refere o comunicado publicado pelo Governo britânico. 

Entre os signatários estão os ministros de todos os países da UE, com exceção da Eslováquia e Hungria, Estados Unidos e também de outros países como Argentina, Canadá, Guatemala, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

Além de contribuir para a agressão russa da Ucrânia, a transferência destas armas compromete o regime mundial de não proliferação. 

"A utilização pela Rússia de mísseis balísticos da RPDC na Ucrânia também fornece à RPDC conhecimentos técnicos e militares valiosos. Estamos profundamente preocupados com as implicações de segurança que esta cooperação tem na Europa, na Península da Coreia, na região do Indo-Pacífico e em todo o mundo", dizem os chefes de diplomacia.

Os ministros dos 50 países dizem estar a "acompanhar de perto o que a Rússia fornece à RPDC em troca destas exportações de armas" e exortam ambas a "cessarem imediatamente todas as actividades" que violem resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: EUA sancionam entidades russas ligadas aos uso de mísseis norte-coreanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório