Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Suspensos quatro centros de estética por falta de habilitações

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) suspendeu a atividade de quatro estabelecimentos de estética pela prática de "cuidados de saúde" por profissionais não habilitados, no âmbito de ações de fiscalização em Lisboa e Agualva, no concelho de Sintra.

Suspensos quatro centros de estética por falta de habilitações
Notícias ao Minuto

12:37 - 23/06/23 por Lusa

País Regulador

A intervenção, hoje anunciada pela ERS, desenvolveu-se na sequência de denúncias. Nas visitas às instalações foi comprovado que eram praticados procedimentos que requerem o uso de medicamentos e dispositivos "de uso exclusivo por médicos".

Os serviços vendidos nestes espaços incluíam procedimentos invasivos de injeção/inserção de produtos na pele, designadamente "aplicação de fios tensores, toxina botulínica, ácido hialurónico, bioestimuladores, multivitamínicos e outras soluções, remoção de sinais, procedimentos de PRP -- plasma rico em plaquetas, lipoaspiração com uso de laser díodo (estrito ato médico) e utilização de equipamento de ultrassons focados de uso exclusivo por médico", especificou a ERS, em comunicado.

"Perante os factos apurados e o perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes, a ERS decretou medidas cautelares de suspensão imediata das atividades prosseguidas em quatro dos estabelecimentos fiscalizados, com fundamento no exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da estética", informou a Entidade Reguladora.

Os estabelecimentos poderão reabrir quando for comprovada "a eliminação do perigo para a saúde e segurança dos utentes", o que poderá passar "pela cessação definitiva das atividades de prestação de cuidados na área da saúde".

A situação foi comunicada ao Ministério Público. "Toda a factualidade recolhida pela ERS está a ser objeto de análise no âmbito dos competentes processos administrativos e sancionatórios, nomeadamente no que concerne ao cumprimento dos requisitos de exercício de atividade, de organização e de funcionamento aplicáveis às atividades desenvolvidas nos estabelecimentos visados, bem como, ao cumprimento do regime jurídico das práticas de publicidade em saúde", lê-se no documento.

Leia Também: Mulher norte-americana fez operação no México e morreu com infeção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório