Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jacques Rodrigues fica em liberdade após pagar caução de 500 mil euros

Jacques Rodrigues, um dos filhos, um revisor oficial de contas e um advogado foram detidos numa operação da PJ na manhã de quinta-feira passada.

Jacques Rodrigues fica em liberdade após pagar caução de 500 mil euros
Notícias ao Minuto

17:06 - 27/03/23 por Márcia Guímaro Rodrigues com Lusa

País IMPALA

Jacques Rodrigues, o dono do grupo Impala, foi libertado, esta segunda-feira, após ter pagado uma caução de 500 mil euros. Segundo a advogada do empresário, fica ainda proibido de contactar os outros arguidos e de exercer funções no grupo.

"As medidas de coação são o pagamento de uma caução de 500 mil euros, a proibição de contactar com os outros arguidos - quer os que estão detidos, quer os que não foram detidos -, proibição também de contactar com a empresa e contabilidade e também a proibição do exercício de qualquer função ou atividade no grupo Impala", disse a advogada, Isabel Candeias, em declarações aos jornalistas, à saída do  Tribunal de Instrução Criminal de Sintra, acrescentando que também "houve a entrega de passaporte".

Dos 10 arguidos, Jacques Rodrigues poderá apenas manter contacto com os familiares, Maria José Correia, Jaques Gil, Cláudio Rodrigues e Ana Paula Rodrigues.

Segundo revelado esta manhã, o Ministério Público (MP) pedira uma caução de um milhão de euros para Jacques Rodrigues, de 83 anos.

À saída do tribunal, o empresário recusou-se a prestar declarações aos jornalistas, afirmando apenas que "para poderem falar, têm de conhecer a verdade".

Os restantes três detidos também saíram em liberdade. O filho de Jacques Rodrigues, Gil Rodrigues, ficou sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR) e poderá assumir funções do grupo Impala.

Já advogado Natalino Vasconcelos e o contabilista José Rito ficaram também apenas com o TIR, a suspensão de funções no grupo Impala e a proibição de contactos com os outros arguidos e demais testemunhas.

De acordo com a Lusa, o tribunal considerou "verificados os perigos de fuga, perigo para a aquisição e conservação da prova e perigo de continuação da atividade criminosa".

Sublinhe-se que Jacques Rodrigues, um dos filhos, um revisor oficial de contas e um advogado foram detidos numa operação da PJ na manhã de quinta-feira passada. Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, insolvência dolosa agravada, burla qualificada e falsificação ou contrafação de documentos.

Em comunicado, a PJ referiu que durante a operação policial - desenvolvida em Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras, Amadora, Santo Tirso, Porto, Matosinhos e Funchal - foram ainda constituídos 10 arguidos.

A autoridade afirmou ainda que Jacques Rodrigues, detentor de títulos como 'Nova Gente', 'Maria', 'VIP' ou 'Tv 7 Dias', e os outros três detidos tinham um “plano criminoso traçado para, entre o mais, ocultar a dissipação de património, através da adulteração de elementos contabilísticos de diversas empresas, em claro prejuízo de diversos credores, (...) os trabalhadores, fornecedores e o Estado, estando reconhecidos créditos num valor total de cerca de 100.000.000,00Euro (cem milhões de euros)”.

[Notícia atualizada às 17h53]

Leia Também: Operação 'Última Edição'. MP pede caução de 1 milhão para dono da Impala

Recomendados para si

;
Campo obrigatório