Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco milhões de euros para reativar água e saneamento em Paredes

Paredes aprovou o orçamento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Paredes (SMAS), recentemente reativados pelo município, no âmbito do resgate da concessão da água, no valor de cinco milhões de euros, segundo a autarquia.

Cinco milhões de euros para reativar água e saneamento em Paredes
Notícias ao Minuto

17:37 - 16/02/23 por Lusa

País Paredes

O presidente da câmara socialista, Alexandre Almeida, citado num comunicado enviado à Lusa, refere que a aprovação do orçamento para 2023 do SMAS "é mais um passo no trabalho que a autarquia tem desenvolvido para colocar aqueles serviços em funcionamento, no mais curto tempo de espaço possível".

Em dezembro, o Tribunal de Contas tinha autorizado Paredes, no distrito do Porto, a contratar um empréstimo de 21 milhões de euros "destinados ao resgate da concessão da água" à [empresa] Be Water -- Águas de Paredes.

Previa-se, então, que no início deste ano arrancassem os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, integrando, nos seus quadros de pessoal os funcionários da empresa concessionária.

O autarca explicou hoje que no orçamento do SMAS "são expressas as receitas aguardadas para 2023, as despesas que são estimadas para este ano e o diferencial entre as receitas e despesas será canalizado para investimentos na rede de saneamento e água, com maior enfoque no saneamento do que na água".

Alexandre Almeida acentuou, por outro lado, que o município de Paredes "já está a realizar investimentos a este nível", através do orçamento municipal, aguardando os avisos do Portugal 2030 para "a realização de investimentos na área do saneamento".

A oposição PSD/CDS absteve-se na matéria.

Leia Também: PCP recomenda tarifa social da água e saneamento no município de Aveiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório