Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Detidas sete pessoas que roubaram 800 mil euros de residências em Espanha

Em causa está uma operação policial promovida pela Guardia Civil e que contou com a participação da PSP.

Detidas sete pessoas que roubaram 800 mil euros de residências em Espanha
Notícias ao Minuto

17:40 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve envolvida numa operação da Guardia Civil que resultou na detenção de sete pessoas suspeitas do assalto a diversas habitações nas províncias espanholas de Salamanca, Valladolid, Leão, Valência, La Rioja, Navarra e Saragoça. Durante os furtos, viriam a arrecadar bens de valor aproximado de 800 mil euros. 

Segundo informa a imprensa espanhola, os indivíduos, pertencentes a uma organização criminosa, terão cometido pelo menos 40 roubos de grandes quantidades de joalharia, dinheiro e bens tecnológicos.

Os detidos, de origem albanesa, deslocaram os bens roubados para o seu país, para onde viajaram a partir de Lisboa, com o objetivo de evitarem ser intercetados pela Guardia Civil.

A detenção deu-se no âmbito da operação 'Rovisa', que teve início no mês de março, quando vários assaltos foram cometidos em casas na província de Salamanca. Os agentes da Guardia Civil suspeitavam que os criminosos podiam ser as mesmas pessoas que tinham perpetrado diferentes agressões em várias partes do país.

Em comunicado enviado às redações, a PSP dá conta do seu envolvimento nesta operação. "Esta participação surge na sequência de uma investigação da PSP relacionada com um grupo que atua em Portugal também ao cometimento de furtos de vivendas de luxo, havendo ligações entre ambos os grupos", pode ler-se na nota de imprensa.

Essa trata-se de uma investigação que é já levada a cabo desde 2020 pela autoridade portuguesa, e que já "permitiu desmantelar uma célula muito ativa em território nacional no ano de 2021 e 2022".

A cooperação policial entre ambas investigações decorre no âmbito da plataforma europeia EMPACT OPC, que conta com a coordenação da EUROPOL

Leia Também: Setúbal. Esquadra da Bela Vista foi atingida por 'cocktail molotov'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório