Vai aproveitar a Black Friday para comprar os presentes de Natal ou renovar o guarda-roupa? Então certifique-se que está devidamente informado sobre todos os preços praticados pelas lojas antes de entrarem em promoções e o sobre os riscos de comprar online.
Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), deve seguir sempre o conjunto de boas práticas de segurança para "compras responsáveis".
Mas, então, como se pode ir às compras sem se arrepender depois?
Na página do Facebook da PSP, a autoridade oferece um conjunto de dicas que pode ajudar a combater situações desagradáveis.
Em compras nas lojas físicas, é aconselhado que "faça uma prévia consulta de preços" em primeiro, e, de seguida, "comparar preços entre várias lojas, de forma a evitar falsas promoções".
Em compras online, a PSP pede que "evite sites duvidosos, desconfiando sempre de ofertas únicas e oportunidades incríveis".
A Internet também se pode tornar um campo fácil para a obtenção de dados pessoais, daí que uma dica importante dada pela autoridade é que, antes de o fazer, "procure indicadores de que o site é seguro, como por exemplo o ícone do cadeado na barra de status do browser ou URL que comece com 'https' (o 's' significa seguro).
Leia Também: A Black Friday já começou. Um guia para compras informadas (e seguras)