Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Arranja hoje operação nacional da PSP contra a violência doméstica

Só em 2021 ocorreram 13.750 participações pelo crime de violência doméstica.

Arranja hoje operação nacional da PSP contra a violência doméstica
Notícias ao Minuto

17:27 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

País Violência doméstica

A partir desta segunda-feira, e até 25 de novembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai levar a cabo a operação nacional 'Violência fica à porta', contra a violência doméstica.

Segundo explica a PSP, em comunicado, esta operação "visa sensibilizar toda a sociedade para o fenómeno da violência doméstica e a importância da sua denúncia precoce como melhor forma de proteção das vítimas da escalada de violência".

A força de segurança destaca ainda que a operação decorre da associação da PSP ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro.

Desta forma, a PSP vai "privilegiar os contactos individuais com vítimas de violência doméstica e seus familiares", "realizar ações de sensibilização sobre o tema", "organizar e/ou participar em fóruns ou seminários, locais e nacionais, que promovam o alerta sobre o problema e a necessidade de denunciar este crime, nas suas diferentes tipologias (física, psicológica, sexual ou privação de liberdade)".

No total, para esta operação, a PSP vai empenhar mil polícias "com competências específicas para atuarem na salvaguarda de vítimas de violência doméstica, colocados nas 162 salas de apoio à vítima (11 delas especializadas), reforçados por 350 polícias do Programa Escola Segura".

A força de segurança recorda que, neste âmbito, no ano 2021, registou globalmente 900 detenções de agressores, 13.000 propostas de medidas de coação a aplicar sobre os suspeitos, 13.750 participações pelo crime de violência doméstica -  violência psicológica em 13.200 ocorrências e física em 10.000 -  62.000 contactos pós-vitimação, para verificação das condições de segurança das vítimas e ponderação de novas medidas de proteção.

A PSP alerta ainda para alguns dos indícios mais comuns que se podem detetar numa vítima de violência doméstica: Indícios físicos, como fraturas, cortes, hematomas ou lesões genitais, comportamentais, nomeadamente comportamento passivo/submisso, ansiedade, depressão e indícios emocionais, sentimento de culpa/vergonha, estado de alerta geral e baixa autoestima.

Se for vítima de violência doméstica ou tiver conhecimento de uma situação, participe à PSP: numa esquadra, presencialmente, por telefone, ou através do e-mail violenciadomestica@psp.pt.

Leia Também: Governo "acompanha" proposta do PSD sobre combate à violência a idosos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório