Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Esperado aumento de eventos meteorológicos extremos nos Açores

Em causa está um fenómeno que pode ser explicado pela intensificação do anticiclone subtropical do Atlântico Norte na região dos Açores.

Esperado aumento de eventos meteorológicos extremos nos Açores
Notícias ao Minuto

22:43 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

País Clima

Um novo estudo, intitulado 'Climate Change and the Increase of Extreme Events in Azores' ('Alterações Climáticas e o Aumento de Eventos Extremos nos Açores'), veio revelar que as mais recentes previsões sobre a situação meteorológica no arquipélago apontam para um "aumento de eventos extremos na região dos Açores".

Segundo a nota publicada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde é feita uma breve apresentação deste artigo científico realizado com a co-autoria de técnicos do referido instituto meteorológico, em causa está uma conclusão que deriva de modelos climáticos que apontam, ainda, para um "aumento da temperatura do ar" e para a "diminuição da quantidade de precipitação".

"Por exemplo e, no cenário mais pessimista do forçamento radiativo, estima-se até ao final de 2100 o aumento dos períodos de seca em 4,8 dias/ano, dos eventos de precipitação forte em 1.4 dias/por ano e do número de noites tropicais em cerca de 101 noites/ano", pode ler-se na nota do IPMA.

Em causa está um fenómeno que pode ser explicado pela intensificação do anticiclone subtropical do Atlântico Norte na região dos Açores, especialmente a oeste das Ilhas Britânicas.

Como explica ainda o artigo, a atmosfera da região "já não é a mesma: desde setembro de 2016 que a concentração de fundo do CO2 na atmosfera dos Açores tem sido sempre superior a 400 ppm(v)".

Leia Também: Temperaturas mínimas podem chegar aos 0ºC na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório