Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém da GNR informou que as detenções ocorreram em duas ações distintas, nos dias 5 e 10 de julho, no âmbito da operação 'Campo Seguro 2025'.
Na primeira situação, em 05 de julho, dois homens, de 61 e 66 anos, foram detidos em flagrante durante uma ação de patrulhamento, quando circulavam numa viatura junto a uma exploração agrícola.
Segundo a GNR, no interior do veículo foram encontrados 400 quilos de melancias, cuja proveniência não foi justificada, tendo os produtos sido apreendidos pelas autoridades.
Cinco dias depois, em 10 de julho, quatro homens, com idades entre os 18 e os 40 anos, foram intercetados "à saída de um caminho de acesso condicionado aos campos de cultivo".
Os suspeitos transportavam 600 quilos de melancias, igualmente sem justificação para a sua posse.
"Estas duas ações culminaram com a detenção dos seis suspeitos e com a recuperação da totalidade dos produtos furtados, uma tonelada de melancias e a apreensão de diverso material relacionado com os furtos", lê-se no comunicado.
Os seis detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Almeirim.
A GNR sublinha ainda que, no âmbito da operação "Campo Seguro 2025", tem vindo a realizar ações de sensibilização e fiscalização desde 01 de julho, com o objetivo de prevenir furtos em propriedades agrícolas e reforçar o policiamento nas zonas rurais.
Leia Também: Melancia, manga e pepino com hortelã: Três limonadas para todos os gostos