Fugitivo de Vale de Judeus apanhado em Alicante foi entregue à PJ

Rodolfo José Lohrmann foi recapturado a 6 de fevereiro, em Alicante, Espanha, pela Polícia Nacional, em cooperação com a Polícia Judiciária e as autoridades espanholas.

espanha detenção Lohrmann polícia nacional

© Eduardo Parra/Europa Press via Getty Images

Notícias ao Minuto
10/07/2025 14:35 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

País

Vale de Judeus

Um dos dois últimos fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus - o argentino Rodolfo José Lohrmann - foi, esta quinta-feira, entregue à Polícia Judiciária (PJ), depois de ter sido apanhado em Alicante, Espanha, em fevereiro deste ano.

 

Em comunicado enviado às redações a Polícia Judiciária informa que a entrega ocorreu após "persistente e ininterrupto trabalho de recolha e de troca de informação entre a PJ e as autoridades espanholas com estreita articulação com a Procuradoria-Geral da República".

"Apresentado oportunamente o correspondente pedido formal de extradição, pelo Procurador-Geral da República, foi a mesma concedida pelas autoridades do Reino de Espanha", pode ainda ler-se.

Rodolfo José Lohrmann está já, inclusivamente, na prisão de alta segurança de Monsanto.

A Polícia Judiciária recorda ainda que "Rodolfo José Lohrmann, tem uma extensa carreira criminal" e que estava "referenciado pelo envolvimento em criminalidade altamente organizada e especialmente violenta, de âmbito internacional, dos quais se sublinham os crimes de associação criminosa, branqueamento, roubo a banco, detenção de arma proibida, falsificação/contrafação de documentos e furto qualificado".

Foi inicialmente "investigado pela Unidade Nacional Contra Terrorismo desta PJ, pela prática de múltiplos assaltos à mão armada" e a "ser detido conjuntamente com os demais elementos integrantes de uma associação criminosa que só se dedicava ao cometimento de crimes violentos".

Quando se evadiu em setembro de 2024, estava a cumprir "uma pena de prisão de 20 anos".

Foi apanhado juntamente com o britânico Mark Cameron Roscaleer, os últimos reclusos em fuga de Vale de Judeus, tinham começado a cometer crimes em Espanha quando foram detidos. 

Fábio Loureiro, português de 33 anos, foi recapturado em 7 de outubro de 2024 em Tânger, Marrocos, e aguarda extradição para Portugal. 

Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos e também português, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre e a 10 de dezembro, o georgiano Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado em Itália.

Quando fugiram, os cinco reclusos cumpriam penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento, entre outros crimes.

Leia Também: Rita Alarcão Júdice acabou com greves prolongadas e continua na Justiça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas