Novo 'heli' das FA em socorro? "Não são 24h já hoje. Será lentamente"

A ministra da Saúde reconheceu hoje que o Governo poderia ter feito melhor no lançamento do concurso público internacional para contratação do serviço de helicópteros de emergência médica do INEM.

General Cartaxo Alves, Força Aérea

© Global Imagens/Paulo Spranger

Lusa
10/07/2025 18:14 ‧ há 6 horas por Lusa

País

Forças Armadas

O Governo esteve presente esta quinta-feira, na Base Aérea n.º 8 em Ovar, no distrito de Aveiro, durante a apresentação do segundo helicóptero da Força Aérea capaz de operar 24 horas por dia, em missões diurnas e noturnas, dotado de um 'kit' de última geração para emergência médica.

 

No local estiveram os ministros da Saúde e da Defesa, Ana Paula Martins e Nuno Melo, respetivamente. A governante tem estado 'na mira' devido ao caos que se tem vindo a sentir no setor, com alguns de demora no socorro a serem conhecidos, e a fazerem pressão para a sua saída do Executivo. No distrito de Aveiro, Ana Paula Martins garantiu que Portugal tem "os meios necessários" para o helitransporte necessário, assim como disse que a operação de aquisição de helicópteros para socorro, cujo concurso foi "demorado", está agora em andamento, e que deverá estar concluído até setembro.

"O concurso levou mais tempo do que aquilo que nós esperávamos (...) Eu tenho essa humildade de reconhecer, que poderíamos ter feito melhor em termos do tempo de lançamento do concurso", referiu a governante.

Burocracia, treino de pilotos e Saúde: 4.º helicóptero

Burocracia, treino de pilotos e Saúde: 4.º helicóptero "demorará semanas"

A responsável pela tutela da Saúde, Ana Paula Martins, considerou que Portugal "tem os meios necessários" para situações em que seja necessário o transporte aéreo. Ministra critica ainda a burocracia.

Teresa Banha | 16:11 - 10/07/2025

Questionado pela Lusa, o chefe do Estado Maior da Força Aérea esclareceu que o helicóptero que foi hoje apresentado só deverá começar a funcionar 24 horas por dia dentro de aproximadamente uma semana.

"Este aqui não será 24 horas a partir de hoje. A partir de agora, que recebeu equipamentos, vai começar a operar lentamente. Nós estamos há uma semana nisto", explicou o general Cartaxo Alves.

O chefe do Estado Maior da Força Aérea realçou ainda o "esforço enorme" feito pela Força Aérea para ajudar o país neste período em que o serviço de emergência médica está a entrar em crescimento, até 30 de setembro, adiantando que há vários militares que tiveram de adiar as suas férias.

"Neste momento, durante o dia, o país tem muito mais meios do que tinha no passado. Já tem dois helicópteros do INEM. Tem mais quatro helicópteros da Força Aérea e mais dois aviões. Durante a noite, a Força Aérea tem duas aeronaves H24 e tem um helicóptero no Montijo (...) Iremos obviamente crescer aos poucos garantindo mais meios, mas entretanto os helicópteros do INEM também vão chegando e irão haver mais helicópteros no dispositivo também à noite", referiu.

Leia Também: Burocracia, treino de pilotos e Saúde: 4.º helicóptero "demorará semanas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas