Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Reiterei apoio de Portugal". Costa e Guterres reunidos em Nova Iorque

Primeiro-ministro garantiu que Portugal continuará "a ser uma voz ativa na defesa das propostas das Nações Unidas e do seu secretário-Geral".

"Reiterei apoio de Portugal". Costa e Guterres reunidos em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

17:18 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

País António Costa

O Primeiro-ministro, António Costa, está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde vai fazer uma intervenção, esta quinta-feira, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Antes desta, o chefe de Governo encontrou-se com António Guterres, secretário-geral da ONU. 

No Twitter, António Costa fez saber dessa reunião. "No encontro que mantive com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, reiterei o apoio de Portugal às ações que tem levado a cabo para responder aos desafios atuais", escreveu o Primeiro-ministro. 

E deixou ainda uma garantia: "Continuaremos a ser uma voz ativa na defesa das propostas das Nações Unidas e do seu Secretário-Geral."

De recordar que António Costa tem ainda previstos para hoje encontros com o chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e com o presidente da 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o húngaro Csaba Korosi.

O debate geral deste ano entre líderes mundiais é o primeiro desde que a Federação Russa invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, dando início a uma guerra que já leva quase sete meses.

A 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU tem como lema "Soluções por meio da solidariedade, sustentabilidade e ciência". O tema do debate geral é "Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados".

Leia Também: Costa responde a Marcelo: Previsões económicas só "no dia 10 de outubro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório