Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

'Bloggers' promovem solidariedade com o Paquistão durante "Travel Fest"

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) vai associar-se à resposta humanitária internacional de apoio às vítimas das cheias no Paquistão, através da venda de imagens do fotógrafo e cineasta Kamran Ali, em Matosinhos, foi hoje divulgado.

'Bloggers' promovem solidariedade com o Paquistão durante "Travel Fest"
Notícias ao Minuto

10:49 - 15/09/22 por Lusa

País Matosinhos

Durante o "Travel Fest", que decorre este fim de semana, no salão nobre da Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, estarão à venda cinco fotos distintas, com o preço sugerido de 25 euros por imagens de 30x45 centímetros, das viagens do viajante paquistanês à volta do Mundo, que explorou, ininterruptamente, em bicicleta durante quatro anos.

As receitas vão reverter para uma associação humanitária à qual o paquistanês Kamran Ali está ligado.

"É um imperativo ético estarmos associados a causas que tenham real impacto na vida das pessoas. Cada vez mais, o mundo precisa de exemplos e espíritos solidários. Que possamos, de alguma forma, ajudar as populações mais afetadas pelas devastadoras cheias no Paquistão", afirma, em comunicado, o presidente da ABVP, Filipe Morato Gomes.

Segundo Kamran Ali, que é um dos oradores do festival, "um terço do país está submerso devido às alterações climáticas", um desastre que "afetou mais de 30 milhões de pessoas".

"Estou em Portugal a partilhar a minha história no mundo, mas não posso esquecer as cenas que presenciei há apenas alguns dias quando estava a documentar as vítimas das cheias no meu país. O Paquistão precisa de ajuda!", sublinha o fotógrafo, que é doutorado em ciências da computação, na Alemanha.

Esta semana, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que nunca viu um desastre climático como este, classificando-o como "carnificina climática".

O "Travel Fest" é um evento anual da ABVP, que regressa este ano após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.

Na sexta-feira, a ABVP promove uma iniciativa de limpeza na praia de Matosinhos, a partir das 18:00, em conjunto com o alemão Andreas Noé, mais conhecido por 'The Trash Traveler'.

Bloggers de viagem ou simples curiosos podem juntar-se ao evento impulsionado por outro dos oradores do "Travel Fest".

O "Travel Fest" reúne, segundo a organização, "exploradores intrépidos, fotógrafos consagrados, aclamados videógrafos e escritores de referência oriundos de sete países".

O evento conta ainda com duas mesas redondas, subordinadas ao tema "VolunTurismo: fazer a diferença ou oportunismo?" e "Sustentabilidade no Turismo de Natureza".

Jackson Groves, australiano apaixonado por 'trekking', Ana Abram, fotógrafa brasileira autora do livro "Outros Mundos", Gustavo Carona, o médico humanitário português, e Oliver Astrologo, diretor de cinema e fotógrafo italiano, são quatro dos nomes confirmados para o encontro, que se realiza entre as 9:00 e as 18:30.

Segundo a ABVP, "viajar (e produzir conteúdos de viagem) com ética, respeito pelas culturas e pelo planeta" são os seus valores que "estarão espelhados na escolha dos temas, com o objetivo de refletir, contribuir para (re)imaginar e redefinir a indústria e o mundo de viagens".

Leia Também: Inundações deixam Paquistão preocupado com proteção de central elétrica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório