Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

É oficial: Manuel Pizarro empossado ministro da Saúde

Manuel Pizarro, de 58 anos, é oficialmente o novo líder da pasta da Saúde.

Notícias ao Minuto

18:06 - 10/09/22 por Carmen Guilherme com Lusa

País Tomada de posse

Manuel Pizarro foi empossado, este sábado, ministro da Saúde pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.

Manuel Pizarro tomou posse sozinho, sem os futuros secretários de Estado - que ainda não são conhecidos. Na próxima semana deverá ocorrer nova tomada de posse. 

A cerimónia durou cerca de quatro minutos e nela esteve presente a antecessora, Marta Temido.

A curta tomada de posse teve início às 18h04, na Sala dos Embaixadores, e contou também com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do primeiro-ministro, António Costa, e ainda da Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Na tradicional fase de cumprimentos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu um abraço prolongado a Marta Temido, que deixa hoje oficialmente o cargo, e que recebeu também um cumprimento de António Costa.

À saída da cerimónia, na qual foi acompanhado pela mulher, o novo ministro da Saúde disse que abraça "este desafio muito exigente com muita determinação, com muita vontade de trabalhar em prol da saúde dos portugueses e em prol do SNS".

Questionado sobre a falta de meios no setor, Pizarro referiu que "serão sempre necessários mais meios e é também muito importante utilizar da forma mais eficaz possível os meios" existentes.

"Todos os casos em que há dificuldades de recursos são casos que têm que preocupar quem tem responsabilidades na área da saúde", acrescentou.

Interrogado sobre as declarações do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que elogiou esta sexta-feira a sua nomeação, Pizarro mostrou-se satisfeito.

"Sou médico de profissão, praticando medicina há mais de 30 anos e só posso ficar satisfeito pelo facto do bastonário da minha ordem profissional ter acolhido de forma favorável a minha nomeação. Quanto ao resto, vamos ver o que acontece no futuro", afirmou.

Já sobre se está confortável com o novo Estatuto do SNS, Pizarro respondeu: "Se não me sentisse confortável não poderia tomar hoje posse neste lugar".

O novo ministro remeteu para os "próximos dias" a nomeação dos secretários de Estado.

Manuel Pizarro, médico, especialista em medicina interna, foi secretário de Estado da Saúde nos dois executivos liderados por José Sócrates, entre 2008 e 2011, tendo Ana Jorge como ministra.

No plano político, Manuel Pizarro foi por duas vezes candidato derrotado a presidente da Câmara do Porto, é o líder da Federação do Porto do PS e foi nono na lista de candidatos a eurodeputados socialistas nas últimas eleições para o Parlamento Europeu.

Manuel Pizarro nasceu em 1964, em Coimbra, mas residiu sempre no Porto, cidade em que foi médico no Centro Hospitalar e Universitário de São João e diretor clínico do Hospital da Ordem da Trindade.

Foi deputado do PS na Assembleia da República (2005-2013), tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. Entre 2013 e 2021, assumiu o cargo de vereador da Câmara Municipal do Porto.

Mais recentemente, substituiu Carlos Zorrinho na liderança dos deputados do PS no Parlamento Europeu.

Veja as imagens da tomada de posse na galeria acima.

[Notícia atualizada às 19h35]

Leia Também: Costa agradece "disponibilidade" de Pizarro, "político muito experiente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório