Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Homem operado ao olho errado em Coimbra. Clínica questionou "preferência"

Intervenção foi realizada na Sanfil, que, "enquanto hospital de destino, aceitou, em 15 de abril de 2021, o vale de cirurgia (VC)" emitido a um utente "provindo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra". Deveria ser ao olho esquerdo, mas acabou por ser realizada, erradamente, ao olho direito.

Homem operado ao olho errado em Coimbra. Clínica questionou "preferência"
Notícias ao Minuto

08:19 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

País Coimbra

Um homem foi operado ao olho errado na Sanfil - Casa de Saúde de Santa Filomena, em Coimbra, em 8 de maio de 2021. O caso foi revelado, esta segunda-feira, num parecer da Entidade Reguladora da Saúde (ERS). 

A ERS "tomou conhecimento de uma reclamação, visando a atuação da Sanfil – Casa de Saúde de Santa Filomena, S.A", sendo que, no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), a referida clínica, "enquanto hospital de destino, aceitou, em 15 de abril de 2021, o vale de cirurgia (VC)" emitido a um utente "provindo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) enquanto hospital de origem". 

"Ora, a consulta pré-cirúrgica e a cirurgia tiveram lugar no mesmo dia, a saber, 8 de maio de 2021, donde decorre que, entre a data da aceitação do VC pelo hospital de destino (15 de abril de 2021) e a realização da cirurgia (8 de maio de 2021), decorreram 23 dias, o que consubstancia um desrespeito pelo ponto 103 da Portaria n.º 45/2008, de 15 de janeiro", avalia a ERS.

Além deste facto, "estando a cirurgia prevista para o olho esquerdo - conforme proposta cirúrgica elaborada pelo CHUC e demais documentação clínica do utente -, o hospital de destino efetuou a mesma, erroneamente, ao olho direito".

"Todavia, é certo que, conforme admitiu o próprio hospital de origem, por lapso seu, não foi por este indicada, no campo informático específico da proposta cirúrgica, a lateralidade concreta da cirurgia, motivo pelo qual tal campo ficou com a menção 'Não aplicável'", adianta ainda a ERS, "sendo tal lapso imputável" ao CHUC, "o certo é que, da demais informação constante da proposta cirúrgica, consta a menção ao olho esquerdo ('OE') como o olho a operar pelo hospital de destino". 

Deste modo, a Sanfil - Casa de Saúde de Santa Filomena "deveria ter operado o olho esquerdo, e não o direito, independentemente de este poder eventualmente enfermar da mesma patologia (cataratas) carecendo, por isso, do mesmo tipo de ato cirúrgico."

"Mais grave ainda" é o "facto de, neste contexto, o hospital de destino ter questionado o utente sobre qual o olho a operar e de ter operado o olho direito por ter sido essa a preferência do utente"

A Entidade Reguladora da Saúde afirma ainda, na deliberação, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que "a admitir-se que o HD tivesse dúvidas relativamente ao olho a operar em função da menção 'Não aplicável' no campo informático da proposta cirúrgica relativo à lateralidade, deveria ter contactado o hospital de origem para esclarecer tal questão e, se necessário, solicitar a alteração da proposta cirúrgica com a inclusão da lateralidade correta no campo informático devido".

"O que a Sanfil não podia fazer era assumir, por sua iniciativa e sem qualquer contato prévio com o CHUC, a decisão de ser o olho direito o olho a operar (quando da proposta cirúrgica e da documentação clínica do utente resultava, ademais, que era o 'OE', olho esquerdo), conduta que denota negligência e falta de zelo na prestação de cuidados de saúde ao utente", vinca a ERS. 

Para a Entidade, "mais grave ainda" é o "facto de, neste contexto, o hospital de destino ter questionado o utente sobre qual o olho a operar e de ter operado o olho direito por ter sido essa a preferência do utente, pois que, em caso algum, podia o hospital de destino deixar à consideração do utente a decisão (técnica e científica) sobre o olho concretamente a operar". 

Atualmente, termina a ERS, "verifica-se que a situação do utente já se encontra resolvida, tendo sido operado ao olho esquerdo no CHUC em 16 de dezembro de 2021 e recebido o acompanhamento pós-cirúrgico subsequentemente". 

Leia o parecer completo aqui - a partir da página 3. 

Leia Também: Hoje é notícia: Idoso morre após fuga de hospital; Online supera bingos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório