Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Turistas na Universidade de Coimbra aumentam mas são metade de 2019

A Universidade de Coimbra registou um total de quase 50 mil visitantes nos primeiros quatro meses do ano, numa evolução positiva, mas ainda longe dos valores de pré-pandemia, sendo metade do observado em 2019.

Turistas na Universidade de Coimbra aumentam mas são metade de 2019
Notícias ao Minuto

12:59 - 25/05/22 por Lusa

País Universidade de Coimbra

"Estamos a cerca de 50% dos valores pré-pandemia, contudo, convém ressalvar que em janeiro de 2022 o país ainda esteve em teletrabalho obrigatório, razão pela qual os meses de janeiro e fevereiro registaram valores muito abaixo dos meses homólogos de 2019", afirmou à agência Lusa a Universidade de Coimbra, em resposta enviada por e-mail.

Com 48.969 visitantes registados nos primeiros quatro meses do ano, a Universidade de Coimbra (UC) constata uma evolução "imensa" face a 2021, ainda para mais um ano em que, no primeiro trimestre, as visitas ao património daquela instituição foram quase inexistentes, devido a um dos picos da pandemia.

A Universidade de Coimbra apenas tem a perspetiva de regressar aos níveis pré-pandémicos em 2024, acreditando, no entanto, que em 2023 os números "já deverão estar relativamente próximos" dos valores registados até 2019.

A percentagem de turistas nacionais e estrangeiros também tem sofrido uma variação com a evolução da pandemia.

Se em 2019, 13% dos visitantes eram portugueses, em 2021 essa percentagem subiu para os 28% e deverá voltar a baixar já este ano, referiu.

Relativamente aos turistas estrangeiros, a Universidade de Coimbra sente ainda "uma quebra na nacionalidade brasileira, talvez associada às restrições ainda impostas pela covid-19 em janeiro e fevereiro", constatando, por outro lado, "um crescimento acentuado de alguns países da Europa Central, como a França e a Alemanha".

A Universidade de Coimbra acredita ainda que a inauguração recente do Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência e a abertura expectável ainda neste ano do Museu Académico possam contribuir para a retoma.

Leia Também: Japão prepara-se para receber turistas pela primeira vez desde 2020

Recomendados para si

;
Campo obrigatório