Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Reforço da defesa europeia exige mais mecanismos de controlo, diz Livre

O deputado único do Livre defendeu hoje que só será possível um reforço da defesa comum na Europa com mais mecanismos de controlo, como no Parlamento Europeu, considerando que este "é um debate difícil de fazer".

Reforço da defesa europeia exige mais mecanismos de controlo, diz Livre
Notícias ao Minuto

13:31 - 25/04/22 por Lusa

Política 25 de Abril

No final da sessão solene dos 48 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, no parlamento, Rui Tavares foi questionado sobre o discurso do Presidente da República, no qual Marcelo Rebelo de Sousa pediu "mais meios imprescindíveis" para as Forças Armadas e "um consenso nacional continuado e efetivo" para fortalecer este "pilar crucial".

"O contexto explica essa importância, mas o Livre crê que há um debate muito difícil a fazer sobre a defesa na Europa e crê que não se faz desligado de tudo o resto", afirmou.

Rui Tavares considerou que "valeria a pena o Presidente da República ter lembrado que é impossível haver avanço de reforço da defesa comum europeia se a União Europeia não for uma democracia profunda".

O deputado único do Livre defendeu, por exemplo, que o Parlamento Europeu precisaria de mais poderes para controlar esse reforço na defesa comum.

"Foi uma cerimónia marcada por várias visões do 25 de Abril mas muito pela inserção de Portugal no mundo", disse, salientando que se esta Revolução acabou com uma ditadura, "também acabou com um ciclo imperial".

"Para o futuro, contamos apenas e só com valorização das pessoas, é isso que vai fazer o nosso futuro", disse, exaltando a importância das qualificações.

Leia Também: Forças Armadas poderão ser chamadas ao desafio das alterações climáticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório