Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Operação 'ARBUTOS I e II'. Apreendidos 8.285l de aguardente de medronho

Cinco homens foram identificados. Investigação decorria "há cerca de oito meses".

Notícias ao Minuto

08:11 - 06/04/22 por Notícias ao Minuto

País Guarda Nacional Republicana

Foram apreendidos, na terça-feira, pela Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Faro, 8.285 litros de aguardente de medronho fora do seu entreposto de produção, no concelho de Loulé. Cinco homens foram identificados.

No âmbito de uma investigação que decorria "há cerca de oito meses, pelo crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo", foram efetuadas  as Operações 'ARBUTUS I e II', que deu cumprimento a 20 mandados de busca - "duas em destilarias, oito em veículos, e dez em armazéns não autorizados para depósito e sem controlo aduaneiro, escapando, deste modo, às obrigações tributárias de declaração e pagamento dos impostos incidentes", é referido em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

O valor da aguardente de medronho apreendida "ascende aos 237.520,42 euros" e a sua introdução no consumo teria causado um prejuízo ao Estado Português, "em sede de Imposto Especial de Consumo (IEC) e de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), num valor aproximado de 99.151,42 euros".

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé e Olhão.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Apreendidos 6.500 litros de aguardente em destilaria ilegal em Lousada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório