Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Eletrificação da linha do Sotavento algarvio dá hoje o 'pontapé de saída'

O início da obra, já há tanto esperado, avançará ainda este ano.

Eletrificação da linha do Sotavento algarvio dá hoje o 'pontapé de saída'
Notícias ao Minuto

11:35 - 02/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Ferrovia

O auto de consignação da empreitada será assinado na estação de caminhos-de-ferro de Vila Real de Santo António e contará com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Prevê-se que a empreitada de 20,4 milhões de euros tenha uma duração de 23 meses, terminado assim em outubro de 2023.

De acordo com o jornal Público, a Infraestruturas de Portugal (IP) avançará com a eletrificação da linha do Algarve entre Faro e Vila Real de Santo António numa extensão de 56 quilómetros, obra anteriormente planeada para meados de 2019 com conclusão prevista para setembro deste ano.

Será o consórcio Sacyr Neopul/Sacyr Somague responsável pelas obras que proporcionarão significativos ganhos ambientais. Assim que terminadas, será possível a circulação de comboios elétricos em toda a região algarvia.

Notícias ao Minuto

Com esta medida espera-se uma redução de 3.900 toneladas de dióxido de carbono por ano devido à troca da tração diesel pela elétrica, o que também permitirá uma diminuição de 25 minutos no percurso de comboio entre Lagos e Vila Real de Santo António – viagem que atualmente tem a duração de 1h25.

A CP, Comboios de Portugal, pretende também melhorar o serviço de longo curso, prolongando os comboios Intercidades com partida em Lisboa até ao fim da linha, em Vila Real de Santo António, sendo que até ao momento têm término em Faro. No sentido oposto passará a ser possível realizar uma viagem com partida em Vila Real de Santo António, Tavira ou Olhão diretamente até ao centro de Lisboa.

A infraestrutura desta região está já dotada de sinalização eletrónica desde 2014, contudo a sua exploração tem sido à distância.   Leia Também: Restabelecida circulação de comboios na Linha da Beira Alta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório