Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Proteção Civil deixa aviso de “chuva persistente” até segunda-feira

Alerta surge após a informação disponibilizada pelo IPMA.

Proteção Civil deixa aviso de “chuva persistente” até segunda-feira
Notícias ao Minuto

17:59 - 28/10/21 por Notícias ao Minuto

País Mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, esta quinta-feira, um aviso à população para “chuva persistente” até à próxima segunda-feira, dia 1 de novembro.

O alerta foi feito, segundo a ANEPC, depois do o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter divulgado que, a partir desta quinta-feira, dia 28 de outubro, “uma alteração do quadro meteorológico com a ocorrência de precipitação persistente e pontualmente forte a manter-se previsivelmente até à próxima segunda-feira, dia 1 de novembro.

Assim, de acordo com a ANEPC, podem ocorrer inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis.

O piso rodoviário também poderá ficar mais escorregadio e ocorrer formações de lençóis de água. Há ainda possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

Outros dos efeitos espetáveis são a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente, as verificadas em períodos de praia-mar, danos em estruturas montadas ou suspensas, acidentes na orla costeira e ainda possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia.

Leia Também: Açores com danos em habitações e um realojamento devido ao mau tempo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório