Autoridades desmantelam rede de tráfico em Portugal. Há 49 detidos

Operação da GNR, que contou com a colaboração da Guardia Civil, decorria há três anos. Ao todo foram detidas 49 pessoas e apreendidas 7 toneladas de haxixe, 650 kg de cocaína, 18 embarcações de alta velocidade, 2 milhões e meio de euros, 24 carros e 11 armas de fogo.

haxixe

© Shutterstock

Natacha Nunes Costa
11/07/2025 08:30 ‧ há 4 horas por Natacha Nunes Costa

País

Tráfico de droga

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou, entre o dia 7 e 11 de julho, uma rede de tráfico de droga, que operava em oito distritos de Portugal Continental e no Sul de Espanha.

 

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os militares revelam que, ao todo, detiveram 49 pessoas, 32 delas em território nacional.

Já em território espanhol foi detida uma pessoa nos últimos dias, que se junta às 16 já apanhadas pelas autoridades ao longo de três anos de investigação.

Além das detenções, as autoridades apreenderam sete toneladas de haxixe, 650 kg de cocaína, 18 embarcações de alta velocidade, com um valor estimado de cerca de 8 milhões de euros, 40 motores de alta potência, com um valor estimado de cerca 2 milhões e meio de euros, 780 mil euros em numerário, 11 armas de fogo, 24 veículos automóveis.

Três anos de investigação e mais de 100 buscas

Esta operação, nota a GNR, "teve como principal objetivo debelar a cadeia logística destes grupos de suspeitos que se dedicavam ao tráfico de estupefacientes, afetando, fortemente, a sua capacidade de distribuição de estupefaciente no território da península ibérica, contribuindo, dessa forma, para um aumento do sentimento de segurança das suas populações".

Ao todo, durante os últimos dias, foram cumpridos 32 mandados de busca domiciliária em Portugal Continental, 21 mandados de busca não domiciliária e 35 mandados de busca/apreensão de veículos. Já em território espanhol, foram cumpridos seis mandados de busca domiciliária.

A ação, conduzida pelo Grupo de Intervenção de Operações Especiais da GNR, decorria há 38 meses e contou a "estreita colaboração" da Guardia Civil, ao abrigo da Cooperação Policial Internacional.

A nível nacional contou com o reforço de militares da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, da Unidade de Ação Fiscal e de oito Comandos Territoriais da GNR, para além do apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica. A ação contou com dezenas de operacionais.

Buscas continuam em Espanha

Entretanto, à CNN Portugal, o tenente-coronel Carlos Canatário revelou que continuam a decorrer buscas em Espanha, na manhã desta sexta-feira, 11 de julho, no âmbito desta operação.

O responsável destacou a "dimensão internacional" desta ação e a colaboração entre as autoridades portuguesas e espanholas, uma vez que só assim foi possível "debolar a capacidade logística destes grupos, que começaram a transferir-se de Espanha para Portugal para terem a capacidade de manobrar de uma outra forma em Portugal, montando a sua cadeia logística e continuar a distribuir droga no Sul de Espanha".

Leia Também: Homem detido por tráfico de droga em Tondela. Tinha 900 doses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas