Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Emissão de óxido de azoto em Estarreja não colocou em causa saúde humana

A Câmara de Estarreja informou que a emissão pontual de óxido de azoto ocorrida hoje de manhã na Bondalti não colocou em causa a saúde humana, o ambiente ou a segurança das operações industriais.

Emissão de óxido de azoto em Estarreja não colocou em causa saúde humana
Notícias ao Minuto

21:18 - 15/10/21 por Lusa

País Câmara de Estarreja

De acordo com esclarecimentos prestados pela empresa a esta autarquia do distrito de Aveiro, a libertação de gases ficou a dever-se a uma "interrupção brusca" de energia elétrica que levou ao encerramento da fábrica de ácido nítrico do complexo de Estarreja.

"A paragem súbita origina uma baixa de rendimento do sistema de tratamento de gases e uma emissão pontual de óxidos de azoto. Esta é uma limitação até das melhores tecnologias existentes, que é o caso da existente na Bondalti em Estarreja, não sendo possível evitar esta situação", refere uma informação do serviço municipal de proteção civil. 

Apesar de haver durante alguns minutos uma emissão destes poluentes, com "forte impacto visual", a autarquia assegura que isso "não constitui qualquer risco para a saúde da população, ambiente, nem para a segurança das instalações".

A mesma nota refere ainda que a Bondalti está em contacto com as autoridades, prestando todos os esclarecimentos e colaboração, e informa que o normal funcionamento desta unidade já foi restabelecido.

Leia Também: Condutor identificado por manipulação das emissões de óxido de azoto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório