Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Condutor identificado por manipulação das emissões de óxido de azoto

O suspeito conduzia um veículo pesado de mercadorias, em Alcochete, quando foi intercetado pela GNR.

Condutor identificado por manipulação das emissões de óxido de azoto
Notícias ao Minuto

13:50 - 13/05/21 por Notícias ao Minuto

País Poluição

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal identificou, na quarta-feira, um homem de 52 anos por falsificação de notação técnica, no concelho do Alcochete.

No âmbito da Operação 'ECR Veículos Pesados', os militares intercetaram um "veículo pesado de mercadorias a circular na via pública com indícios de manipulação e viciação do valor das emissões de óxido de azoto", refere a nota enviada às redações. 

Durante a fiscalização, apuraram os agentes que o sistema de uso de AdBlue estava desligado, o que aumenta as emissões prejudiciais de óxido de azoto e adultera os dados de controlo, bem como as quantidades de gases poluentes emitidas.

Em nota enviada às redações, a força militar refere que o condutor de 52 anos foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Setúbal.

No decorrer da ação foi ainda identificado o proprietário do veículo e foi apreendido o sistema de manipulação utilizado.

A Guarda Nacional Republicana informa explica que "o uso de AdBlue no Sistema SCR (Selective Catalytic Reduction) tem como objetivo reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto prejudiciais ao ambiente e dessa forma cumprir com os rigorosos limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias (Euro 6) e americanas, para os veículos automóveis". 

Leia Também: GNR recupera peças em ouro roubadas em assalto a residência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório