Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Atitude de ministro é de "desrespeito por regras mínimas da Democracia"

Fenprof dá prazo de uma semana ao ministro para que, até ao próximo dia 19 de outubro, "seja marcada uma reunião na qual esteja presente".

Atitude de ministro é de "desrespeito por regras mínimas da Democracia"
Notícias ao Minuto

18:16 - 11/10/21 por Notícias ao Minuto

País FENPROF

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) deu, esta segunda-feira, o "prazo de uma semana" para a marcação de uma reunião com a presença do ministro da Educação. Em comunicado, o sindicato refere que o governante "tem mantido um intolerável silêncio face às principais questões da Educação"

Além disso, a Fenprof acusa ainda Brandão Rodrigues de ter vindo a rejeitar "todo e qualquer tipo de diálogo com as organizações sindicais, recusando abrir processos negociais, que têm sido requeridos, sobre aspetos tão importantes para os professores e educadores como são a carreira, o combate ao envelhecimento e, também, à precariedade ou às condições de trabalho, principalmente os horários de trabalho".

A esta atitude do ministro, que a Federação aponta ser de "desrespeito por regras mínimas da Democracia, que resulta num inaceitável bloqueio negocial", acresce, diz, a "ausência de respostas às questões que são colocadas a responsáveis do ministério, algumas simples pedidos de esclarecimento". 

"Significativa é, ainda, a forma desqualificada como a Fenprof tem sido recebida no Ministério da Educação, quando, na sequência de pedidos de audiência, aí se dirige, designadamente para entregar propostas ou outros documentos", acusa ainda a Federação na mesma nota.

"Não só é negada a realização de qualquer audiência, como são os funcionários do atendimento geral que são mandados receber os documentos de natureza política dirigidos ao ministro ou a algum dos secretários de Estado"

Considerando que o "sentimento entre os professores é que não há Ministro da Educação" e "ficando ainda a ideia de que, neste momento, a Democracia e o respeito pelas organizações sindicais representativas bateu no fundo", a Fenprof exigiu a Tiago Brandão Rodrigues que, até ao próximo dia 19 de outubro, "seja marcada uma reunião na qual esteja presente".

"Nela pretende-se discutir o relacionamento do Ministério com as organizações sindicais e o desenvolvimento de processos negociais legalmente previstos ou iniciados, mas aos quais não foi dado desenvolvimento", termina-se.

Leia Também: Fenprof diz que ministro da Educação não tem condições para se manter

Recomendados para si

;
Campo obrigatório