Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: "É uma boa altura para acabar com os relatórios diários"

Antecessor de Marta Temido defende que o dia de hoje é "importante" e que o país vai "virar a página" no que toca à pandemia. Estamos, portanto, no momento certo para acabar com os relatórios diários, algo que a diretora-geral de saúde já tinha admitido esta semana.

Covid-19: "É uma boa altura para acabar com os relatórios diários"
Notícias ao Minuto

18:45 - 16/09/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

Adalberto Campos Fernandes considera que o dia de hoje, dia em que os peritos se voltaram a reunir no Infarmed para avaliar a situação epidémica em Portugal, "é importante" porque "vamos virar a página e o foco da nossa atenção".

Da reunião, escreveu o anterior ministro da Saúde numa publicação no Facebook,  "esperamos bom senso e reconhecimento pela atitude dos portugueses que, ao longo de tantos meses, foram aceitando e cumprindo tudo o que lhes foi sugerido e recomendado". Espera-se também "reconhecimento pelo trabalho de dezenas de milhar de profissionais de saúde, nos hospitais, nos centros de saúde, nos centros de vacinação, nos lares e nas residências para idosos, no apoio domiciliário, nos laboratórios e centros de investigação".

O especialista em Saúde Pública entende igualmente que esta é "uma boa altura para acabar com os relatórios diários e com a saturação mediática e orientar a nossa atenção para a escola, o trabalho, a economia e para tantas outras coisas que fazem a vida de todos os dias", uma possibilidade que Graça Freitas já tinha admitido esta semana. 

"Hoje é também o dia em que a ciência reafirma que a persistência e a humildade sempre foram os ingredientes essenciais no progresso do conhecimento", terminou.

No arranque da sessão no Infarmed, Pedro Pinto Leite, diretor de Serviços de Informação e Análise da Direcção-Geral da Saúde (DGS), afirmou que o país está "claramente no fim de uma fase pandémica", enaltecendo o "sucesso" da vacinação contra a Covid-19, que tem um forte impacto na diminuição do risco de doença e de morte. Dos dados da primeira semana de agosto, por cada 15 doentes internados em UCI, 14 não tinham o esquema vacinal completo, disse. 

Leia Também: AO MINUTO: 400 mil pessoas por vacinar; Saúde mental dos jovens preocupa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório