Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

AO MINUTO: PM elogia vacinação; Itália exige certificado para trabalhar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: PM elogia vacinação; Itália exige certificado para trabalhar

Portugal registou, esta quinta-feira, mais seis mortes e 1.062 novos casos de infeção por Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 17.888 óbitos e 1.059.409 infeções confirmadas. 

Hoje, especialistas e políticos voltam a reunir-se na sede de Infarmed para acompanhar a evolução da situação epidemiológica em Portugal, num contexto que o Presidente da República classifica como a "melhor situação" em "ano e meio"

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Este acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será aberto um novo registo na manhã de sexta-feira. Já sabe, em caso de sintomas, contacte a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as recomendações.

22h45 - Na Tailândia, táxis parados por força da pandemia são agora hortas. Setor dos táxis enfrenta um período difícil na Tailândia devido à pandemia da Covid-19. Veja aqui a galeria de imagens.

Notícias ao Minuto Táxis na Tailândia tornam-se em hortas.© Getty Images  

22h37 - Guiné-Bissau regista 11 novos casos e tem 20 recuperados da doença, anunciou o Alto Comissariado contra a doença.

22h30 - Brasil recomenda suspensão de vacinação de adolescentes após "desordem". O Ministério da Saúde do Brasil recomendou hoje a suspensão da vacinação contra a Covid-19 de adolescentes, devido à "desordem" que existe em alguns Estados do país, que anteciparam a imunização dos jovens.

22h21 - Brasil regista 34.407 casos e 643 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

21h50 - São Tomé e Príncipe vai recuperar Hospital colonial para acolher doentes. O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus anunciou hoje que vai iniciar a recuperação do Hospital de Monte Café, "desativado" há mais de 15 anos, como "solução rápida" para acolher doentes de Covid-19 que aumentam no arquipélago.

21h07 - Angola com mais 11 mortes e 420 casos nas últimas 24 horas. Angola registou mais 420 casos de Covid-19, o que eleva o total desde o início da pandemia para 51.827, e mais 11 mortes associadas à doença, bem como 411 recuperações, nas últimas 24 horas, referiram as autoridades de saúde.

21h00 - Cabo Verde anunciou mais três mortes provocadas pela Covid-19, elevando a 327 o total de óbitos associados à doença no país, que registou 75 novos infetados e 148 recuperações, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h44 - Costa elogia vacinação mas lembra medidas de proteção individual. O primeiro-ministro elogiou hoje a adesão da população à vacinação, destacando que Portugal é um dos países do mundo com maior imunização, mas salientou que as regras de proteção individual contra a Covid-19 devem manter-se.

20h40 - CDS-PP e IL defendem libertação da sociedade de restrições. CDS-PP e Iniciativa Liberal defenderam hoje que chegou o momento de libertar a sociedade das limitações pela pandemia da covid-19 e criticaram que o ano letivo comece sem as escolas se adaptarem à realidade atual.

20h35 - PCP e PEV defendem investimento no SNS e elogiam profissionais de saúde. O PCP e 'Os Verdes' insistiram hoje na necessidade de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) num momento em que o país está numa nova fase de combate à pandemia, enaltecendo o trabalho dos profissionais de saúde.

20h15 - França soma 8.128 infetados e chega quase aos 50 milhões de vacinados. As autoridades de saúde francesas reportaram, esta quinta-feira, mais 8.128 casos de Covid-119 e 65 mortes relacionadas com a doença. Até à data de hoje, cerca de 49.915.552 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina em França e 47.222.749 têm o esquema vacinal completo.

19h55 - Itália vai exigir certificado digital a todos os trabalhadores em outubro. O governo italiano aprovou um decreto que torna obrigatório que todos os trabalhadores do setor público e privado apresentem prova de vacinação, teste negativo ou recuperação recente da infecção, anunciou fonte do governo esta quinta-feira. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros e entra em vigor a 15 de outubro.

19h42 - PS, PSD e BE elogiam vacinação mas pedem responsabilidade individual. PS, PSD e BE elogiaram hoje os resultados do processo de vacinação para o controlo da Covid-19, defenderam o levantamento de restrições, mas insistem que se mantenha a responsabilidade individual para travar a propagação da doença.

19h20 - Madeira com sete novos casos e 142 situações ativas. As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram sete novos casos de Covid-19 e mais 22 recuperados nas últimas 24 horas, estando registadas 142 situações ativas e seis pessoas hospitalizadas, foi hoje divulgado.

19h06 - "É uma boa altura para acabar com os relatórios diários". Antecessor de Marta Temido defende que o dia de hoje é "importante" e que o país vai "virar a página" no que toca à pandemia. Estamos, portanto, no momento certo para acabar com os relatórios diários, algo que a diretora-geral de saúde já tinha admitido esta semana.

18h50 - Reino Unido regista 158 mortes nas últimas 24 horas. O Reino Unido registou 158 mortes e 26.911 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje.

18h37 - OMS alerta para défice de quase 470 milhões de vacinas em África em 2021. A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje que o continente africano precisa de mais quase 470 milhões de vacinas para combater a pandemia de covid-19, perante um corte de 150 milhões de doses da iniciativa Covax.

18h30 - Peritos defendem plano para eventual "reforço massivo da vacinação". A investigadora Raquel Duarte, que lidera a equipa de peritos que aconselha o Governo na definição do processo de desconfinamento, defendeu hoje a necessidade de preparar um plano para acautelar o possível reforço da vacinação contra a Covid-19.

18h20 - Ferro pergunta sobre causas da morte de idosos vacinados. O presidente da Assembleia da República pediu hoje respostas face aos casos de mortalidade de idosos com Covid-19 já depois de terem recebido duas doses da vacina e sobre situações em que se deteta ausência de anticorpos.

18h02 - Perceção dos portugueses do risco da pandemia baixou. A perceção dos portugueses do risco da pandemia baixou dos 66,6% em setembro de 2020 para os atuais 48,7%, apesar de atualmente se verificar uma maior incidência de infeções, afirmou hoje a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública.

18h00 - Itália regista mais de 5 mil casos em 24 horas, mas internados descem. Itália reportou, esta quinta-feira, 5.117 novos casos de Covid-19 e 67 mortes associadas à doença, de acordo com os dados recolhidos pelo ministério da Saúde nas últimas 24 horas.

17h55 - Líder do CDS pede fim de "regras altamente restritivas". O presidente do CDS-PP pediu hoje o fim do "protetorado do vírus" e das "regras altamente restritivas" no âmbito da pandemia, e defendeu que cada português terá bom senso para "proteger-se a si e aos outros".

17h52 - "Povo votou com uma maioria que nenhuma eleição deu a ninguém". O Presidente da República elogiou esta quinta-feira, na reunião entre políticos e especialistas na sede do Infarmed, o papel dos portugueses na adesão à vacinação, comparando essa adesão a uma forma de voto.

"O povo português votou e a forma de voto foi vacinar-se", afirmou. "E, aqui, votou com uma maioria que, até agora, nenhuma eleição deu a ninguém."

17h50 - Espanha regista 4.075 novos casos e 101 mortes nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde deste país também notificado mais 101 mortes atribuídas à doença durante esse período.

17h45 - Organizações pedem que se facilite vacinas para países em desenvolvimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional apelaram hoje aos fabricantes de vacinas contra a Covid-19 para que facilitem o acesso a mais doses aos países em desenvolvimento.

17h41 - Crise enfatizou importância da "sustentabilidade" na aviação. A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse hoje que a indústria da aviação foi "bastante afetada" pela pandemia de Covid-19 e, com esta crise, ganharam importância as questões da sustentabilidade.

17h35 - Mais quatro mortes, 133 casos e 2.106 recuperações em Moçambique. Moçambique registou mais quatro mortes associadas ao novo coronavírus, 133 casos de infeção e 2.106 recuperados da doença, anunciou hoje em comunicado o Ministério da Saúde.

17h33 - São Tomé e Príncipe registou mais 91 casos de infeção pelo novo coronavírus e 15 recuperações nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.984, anunciaram hoje as autoridades do país.

17h20 - Autorização de vacinas em crianças pode ser pedida até fim do ano. As farmacêuticas poderão solicitar a autorização para uso das vacinas aprovadas contra a Covid-19 em crianças com menos de 12 anos até ao final do ano, estando a decorrer vários estudos clínicos, anunciou hoje a especialista Fátima Ventura.

17h09 - Regiões do Algarve, Madeira e Açores são as mais atrasadas. "Estão 400 mil pessoas por vacinar em Portugal", adianta o vice-almirante, que diz que, destas, 150 mil são recuperadas ainda não elegíveis por não terem passado ainda os três meses.

17h03 - "Da minha perceção, a primeira batalha está ganha", começa por dizer o coordenador da Task Force durante a reunião no Infarmed. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou que o país tem, neste momento, 86% da população com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e cerca de 81,5% com o esquema vacinal completo

"Pensamos que vamos atingir os 85% com a vacinação completa no final de setembro, início de outubro", acrescenta.

16h45 - Pandemia alertou para necessidade de gerir "turismo em excesso", diz Siza. A pandemia de Covid-19 mostrou que "o problema do turismo em excesso precisa de ser gerido", disse hoje o ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante uma conferência em Évora.

16h15 - 'Casa Aberta' volta a estar disponível para migrantes amanhã e no sábado. Para isso, basta que possuam o Número de Utente do SNS.

16h40 - Jovens dos 16 aos 25 anos com piores índices de saúde mental devido à pandemia, indica Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. "Há um desequilibro entre os mais novos e mais velhos que mudou desde setembro de 2020", afirma.

Carla Nunes diz que, desde maio, que esta faixa etária se destaca das outras com uma  "tendência crescente e desfasada". 

16h11 - Variante Delta continua a ser predominante, representando mais de 98% de infeções. João Paulo Gomes, do Instituto Dr. Ricardo Jorge, sublinha que quanto maior a transmissibilidade, maior probabilidade de mutações.

16h05 - Alunos açorianos "respondem em peso" a rastreio nas escolas. No dia do arranque do rastreio à Covid-19 nas escolas dos Açores, alunos da EBI dos Ginetes, São Miguel, responderam "em peso" à convocatória para a testagem voluntária, numa "ação de participação cívica", explicaram os responsáveis.

16h03 - Alunos do 11.º e 12.º tiveram menos aulas online do que média da OCDE. A maioria dos alunos do ensino secundário teve 78 dias de ensino à distância, com exceção dos estudantes do 10.º ano, que tiveram 92 dias de aulas em casa durante o confinamento, esclareceu hoje o Ministério da Educação.

16h00 - Portugal tem cerca de 45 surtos em larescom efeitos menores nas pessoas, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

15h45 - Portugal tem 6 vacinas contratualizadas e duas outras em fase de discussão, anuncia Fátima Ventura, diretora da Unidade de Avaliação Ciêntifica no Infarmed.

15h41 - "Temos de monitorizar a situação epidemiológica de forma muito próxima", recomenda ainda Baltazar Nunes, que apresenta três cenários para o Outono-Inverno, com a possibilidade de perda de efetividade da vacina ao longo do tempo. No pior dos cenários, o período de festas (dezembro e janeiro) coincidirá com a altura em que a população que foi vacinada em primeiro lugar estará menos protegida.

15h30 - "Os países com maior cobertura vacinal são os que apresentam valores de Rt abaixo de 1", nota o epidemiologista Baltazar Nunes, que analisa agora os índices de transmissibilidade e incidência a nível nacional.

"Nunca tivemos valores tão baixos de Rt sem medidas de restrição implementadas", afirma. "Rt está agora nos 0,84 a nível nacional."

15h18 - "Encontramo-nos no fim de uma fase epidémica", começa por dizer o chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS, Pedro Pinto Leite. "Globalmente estamos perante uma incidência decrescente".

"A vacinação contra a Covid-19 é um sucesso", afirma, sublinhando que "Catorze em cada quinze internados não tinham vacina."

15h15 - Já começou a reunião com peritos no Infarmed. Acompanhe aqui: 

15h12 - Portugal regista mais seis mortes e 1.062 novos casos. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais seis mortes e 1.062 novos casos relacionados com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 17.888 óbitos e 1.059.409 infeções confirmadas. 

15h10 - Boa tarde! Iniciamos um novo registo para acompanhar todas as notícias relacionadas com a pandemia de Covid-19. Pode consultar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal com 'risco moderado' nas viagens. Internados a descer

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório