Depois de alguns dias chuvosos no final da semana passada, o calor regressou nas últimas, e o sol veio mesmo para ficar em Portugal continental - pelo menos até quarta-feira, 16 de julho.
De acordo com informação partilhada no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu estará "geralmente limpo" no dia de amanhã, mas, ainda assim, haverá um aumento da "nebulosidade no litoral norte e centro a partir do final da tarde".
Por sua vez, o vento soprará "em geral fraco do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste fraco a moderado", até 30 km/h, e, por vezes, poderá soprar "forte", até 40 km/h, na "faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas a partir da tarde."
Segundo os especialistas, haverá ainda "uma pequena subida da temperatura mínima no interior" do país, contrastando, no entanto, com uma "pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e centro". Já o nordeste transmontano e a Beira irão registar uma "pequena subida".
Segundo o site do IPMA, os distritos de Beja e Évora vão registar as temperaturas mais altas, podendo os termómetros chegar aos 39ºC. Já para os distritos de Castelo Branco e Bragança estão previstas máximas de 38ºC, seguindo-se Vila Real e Portalegre com a temperatura máxima a poder chegar aos 36ºC.
Sabe como proteger-se do calor?
Com os termómetros a chegarem perto dos 40ºC em alguns dos distritos de Portugal continental, deve ter em atenção algumas recomendações para se proteger do calor.
Quais são os sinais de alerta? E o que fazer para se proteger?
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os sinais de alerta podem passar por "tonturas ou dor de cabeça", "pele seca ou quente", "cansaço extremos" e "náuseas".
Para se proteger deve ficar em locais frescos, evitar esforço físico nas horas de maior calor, usar roupa leve e clara e beber água, mesmo que não tenha sede.
De recordar que as pessoas idosas, crianças e doentes crónicos "são mais vulneráveis".
Dez distritos a "amarelo" até quarta-feira
Devido ao tempo quente, o IPMA colocou na quarta-feira sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Beja, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Setúbal, Faro e Portalegre, estendendo-se este aviso até às 21h00 de quarta-feira.
Note-se que o aviso amarelo é emitido quando existe, segundo o mesmo instituto, uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica" e quando é necessário "acompanhar a evolução das condições meteorológicas".
Devido ao tempo quente há também um maior perigo de incêndio rural e, por isso, deve ficar a par dos conselhos e recomendações das autoridades.
- Nunca deite beatas ou lixo no chão: um simples descuido pode provocar um grande incêndio;
- Mantenha limpos os terrenos à volta da sua habitação, criando uma faixa de proteção;
- Não faça queimadas nem utilize fogo ao ar livre durante períodos de risco elevado;
- Não utilize maquinarias que causem faíscas (moto-roçadoras, motosseras, etc) nas horas de maior calor;
A PSP alerta: "Se avistar fumo ou fogo, ligue de imediato 112. Em caso de evacuação, siga sempre as orientações das autoridades".
Leia Também: Autoridade Marítima deteta "onda de calor marinha" no Algarve