Um homem de 39 anos foi detido, em Barcelos, por ameaçar e injuriar vários profissionais de saúde.
Tudo aconteceu no passado dia 11 de julho, sexta-feira. O alerta às autoridades foi dado pelas pessoas visadas.
Os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, tendo apanhado o suspeito em flagrante delito.
Segundo se detalha em comunicado enviado às redações, o homem estava a ameaçar e a injuriar duas assistentes de saúde e a uma médica, numa unidade de saúde pública.
O detido foi constituído arguido, e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Barcelos.
Episódios de violência contra profissionais de saúde sobem
Os profissionais do Serviço Nacional de Saúde reportaram 2.581 episódios de violência em 2024, mais 9% do que no ano anterior, que causaram 1.185 dias de ausência ao trabalho, revelam hoje dados da Direção Executiva do SNS.
Segundo os dados, a maioria dos casos (1.703) foi de violência psicológica, seguida de violência física (578) e de assédio moral (171). As restantes 129 situações não foram especificadas.
"Os episódios de violência reportados causaram 1.185 dias de ausência ao trabalho dos profissionais do SNS afetados", salienta a Direção Executiva do SNS (DE-SNS).
O caso divulgado mais recentemente ocorreu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, quando familiares de um doente que morreu no Serviço de Nefrologia ameaçaram e agrediram dois enfermeiros e causaram estragos nas instalações.
A PSP deslocou-se ao local e "quatro suspeitos foram identificados por causarem distúrbios".
A DE-SNS refere em comunicado que o SNS reforçou as "medidas de prevenção da violência sobre profissionais de saúde", assinalado o aumento do número de notificações de situações de violência exercida sobre profissionais do SNS em 2024.
Leia Também: GNR vai entregar a idosos 1800 cabazes para o verão