Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Máscara? Lacerda Sales pede "cautela" e lembra que gripe está a chegar

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde destacou os rácios de vacinação que Portugal alcançou, mas lembrou que o uso da máscara deve ser norteado pelo bom senso, até porque "sabemos que vamos entrar numa fase do ano onde [a máscara] também nos protege de outras doenças". 

Máscara? Lacerda Sales pede "cautela" e lembra que gripe está a chegar
Notícias ao Minuto

18:48 - 15/09/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Hoje é "um dia muito importante para o país e para a população portuguesa". As palavras são de António Lacerda Sales que, esta quarta-feira, destacou o facto de Portugal ter alcançado "81% de esquema vacinal completo e os 86% de primeiras doses". 

Em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia da 'Rega da Oliveira do SNS' para assinalar os 42 anos do Serviço Nacional de Saúde, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde aproveitou para "deixar um grande agradecimento a todos os profissionais de saúde, a todos os intervenientes que colaboraram no processo de vacinação". 

"O Dr. António Arnaut [o 'pai' do SNS] estaria muito orgulhoso deste feito nacional", vincou o governante. 

Quanto a um possível relaxamento das medidas de controlo da pandemia, Lacerda Sales sugere que se espere "pela reunião do Infarmed", que se realizará, amanhã, quinta-feira, e juntará governantes e especialistas. 

"Como temos sempre dito, é natural que haja, em função da evolução epidemiológica do esquema vacinal, uma flexibilização das medidas. E, em nome do bom senso, é natural que continuemos a usar a máscara em espaços exteriores com aglomerados. Sabemos que vamos entrar numa fase do ano onde [a máscara] também nos protege de outras doenças", realçou. 

Numa altura em que já se prepara a vacinação contra a gripe, que arrancará em outubro com grupos prioritários, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde destaca que é "importante que tenhamos cautela, que estejamos protegidos para outras doenças para além da Covid". 

Recorde-se que, ontem, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o relatório semanal da vacinação, segundo o qual Mais de metade dos jovens entre os 12 e os 17 anos e todos os idosos acima dos 65 anos já têm vacinação completa contra a covid-19. 

Os dados da DGS indicavam ainda que 80% da população portuguesa, o equivalente a mais de 8,2 milhões de pessoas, já tinha concluído o processo de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 85%, mais de 8,8 milhões, já tinha a primeira dose da vacina.

Leia Também: AO MINUTO: Taxa de vacinação "invejável"; "Já ganhámos a este vírus"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório