Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Jorge Sampaio é uma das figuras maiores da vida política portuguesa"

Ramalho Eanes reagiu, este sábado, à morte de Jorge Sampaio.

"Jorge Sampaio é uma das figuras maiores da vida política portuguesa"
Notícias ao Minuto

09:58 - 11/09/21 por Notícias ao Minuto

País Ramalho Eanes

O General Ramalho Eanes reagiu, este sábado, à morte do também ex-Presidente da República Jorge Sampaio.

O antigo Chefe de Estado, começou por recordar Jorge Sampaio como "uma figura grande, uma das figuras maiores da vida política portuguesa", enaltecendo a sua personalidade e o papel que assumiu na vida política portuguesa.

"Homem de valores e convicções, com expressão no pensamento e ação. Cedo demonstrou o seu corajoso empenho na defesa dos ideais democráticos. Fê-lo ainda enquanto estudante, combatendo, a partir da academia, o regime", relembrou Ramalho Eanes.

Para o antigo presidente da República, Jorge Sampaio "abriu o seu governo autárquico a uma certa pluralidade democrática" e durante a sua presidência teve não só um "papel de relevo na defesa" dos interesses do povo português, como no processo de independência de Timor-Leste.

Ramalho Eanes destacou ainda o trabalho do antigo Chefe de Estado, que morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, com a ONU, nomeadamente contra a tuberculose, assim como a plataforma global criada por Jorge Sampaio para ajudar estudantes sírios, em condição de refugiados, a formarem-se que, recentemente, foi estendida aos afegãos.

"É devida a Sampaio a homenagem que o país lhe presta", conclui o primeiro Presidente da República eleito democraticamente, deixando o desejo que o legado deste seja preservado, nomeadamente, pelas instituições públicas para que a "democracia portuguesa não seja só uma forma de governo, mas uma sociedade moderna, inclusiva e democrática".

Leia Também: População pode acompanhar cortejo e cerimónias fúnebres em vários locais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório