Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

GNR desmantela esquema de burla de empréstimos através do Facebook

No âmbito desta investigação, a GNR deteve, em março, três suspeitos. Mais tarde, identificou outros quatro suspeitos de integrarem este esquema de burla, que foram agora detidos. Burlas terão permitido aos suspeitos ter ganhos superiores a um milhão de euros.

GNR desmantela esquema de burla de empréstimos através do Facebook
Notícias ao Minuto

07:24 - 30/07/21 por Notícias ao Minuto

País Facebook

A Guarda Nacional Republicana (GNR) da Póvoa de Lanhoso identificou, nos dias 28 e 29 de julho, três homens, com idades entre os 30 e os 40 anos, e uma mulher de 60 anos. Estes são suspeitos de levar a cabo burlas através da internet, na área metropolitana de Lisboa, no distrito de Faro e nos Açores.

A ação da força militar foi desencadeada por uma denúncia de burla de concessão de empréstimos pessoais através das redes sociais que remonta a dezembro de 2020. Com efeito, a autoridade levou a cabo uma investigação que permitiu apurar o 'modus operandi' dos suspeitos.

Os três homens e a mulher, refere a nota enviada às redações, faziam uma abordagem inicial junto dos supostos interessados, através do Facebook, e solicitavam transferências para pagamento de comissões e abertura de processo. As vítimas faziam as transferências que lhes eram pedidas, mas o suposto empréstimo não chegava a ser creditado nas suas contas.

Esta operação decorre no seguimento da identificação de três suspeitos pela GNR, em março deste ano, nos distritos de Aveiro, Faro e Lisboa. Ora, a força militar acabou por identificar mais quatro suspeitos de integrar este esquema e foram então levadas a cabo cinco buscas em residência e duas em estabelecimentos comerciais.

A GNR apreendeu, com efeito, diverso material de prova, desde documentação bancária e documentos manuscritos com prova de receção e depósitos de valores monetários de diversas proveniências. "Foram também apreendidos diversos equipamentos informáticos utilizados no esquema (telemóveis, computadores e tablets), para serem sujeitos a perícia técnica", refere ainda o comunicado. 

A autoridade estima que, com este esquema, os suspeitos tenham conseguido obter um "considerável proveito financeiro" ao enganar centenas de vitimas. "A análise da prova obtida, e pelo que foi apurado até ao momento na investigação, permite avançar que este grupo tenha obtido proveitos financeiros superiores a um milhão de euros", assegura a GNR. 

Leia Também: Prisão preventiva para dois suspeitos de tráfico de droga em Marvão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório