Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lisboa. Utentes deslocados de centros provocaram filas para a vacinação

Centenas de pessoas foram deslocadas para o centro reservado, até agora, como de atendimento livre e de porta aberta. Filas geraram entre uma a duas horas de espera.

Lisboa. Utentes deslocados de centros provocaram filas para a vacinação
Notícias ao Minuto

22:16 - 03/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Dois dos maiores centros de vacinação contra a Covid-19 em Lisboa - Templo Hindu e Cidade Universitária - foram encerrados inesperadamente durante a tarde deste sábado, avança a RTP.

De acordo com o canal da estação pública, cerca de 600 pessoas foram reencaminhadas para o centro reservado, até agora, como de atendimento livre e de porta aberta, ou seja, de administração de vacinas sem marcação de agendamento. 

O fluxo anormal de pessoas para receberem a vacina acabou por provar longas filas para o centro, de cerca de uma a duas horas de espera. 

Entretanto, ao final do dia, a Administração Regional de Saúde de Lisboa esclareceu que a situação prendeu-se com a necessidade de otimizar meios e recursos.

"Este pavilhão já está cá há quase duas semanas e, de facto, tem tido pouco afluência. As pessoas têm-no procurado pouco. Previa-se este fim de semana uma baixíssima afluência à semelhança do que aconteceu nos dias anteriores" referiu Eunice Carrapiço, diretora do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte.

Importa sublinhar que devido ao agravamento da pandemia no país e à disponibilização de vacinas, a task-force anunciou esta tarde que irá fazer um "esforço" no ritmo do processo de vacinação, prevendo-se que sejam inoculadas 850 mil pessoas por semana. 

Devido a este aumento de vacinações, a task-force alertou também que poderão ocorrer "momentos de espera indesejados e a eventual formação mais generalizada de filas nos centros de vacinação, não obstante todos os esforços que serão tomados para minimizar essas situações".

Estas perturbações poderão já ser sentidas durante o presente fim de semana, "uma vez que o esforço de aceleração do processo está já, gradualmente, a ser posto em prática".

De acordo com o último relatório da evolução do processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, divulgado na passada terça-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS), 52% da população (5.335.683 milhões) já tem, pelo menos, uma dose da vacina e 32% (3.295.132 milhões) já completou a vacinação.

Leia Também: AO MINUTO: Curso da GNR à distância; Milhares nas ruas contra Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório