Adiada leitura de acórdão de suspeito de matar amigo em AL no Porto

A leitura do acórdão no julgamento do homem acusado de matar um amigo num Alojamento Local (AL) no Porto, em abril de 2024, foi hoje adiada por uma alteração da qualificação do crime de homicídio.

Justiça, tribunal

© ShutterStock

Lusa
01/07/2025 18:05 ‧ ontem por Lusa

País

Porto

O Tribunal São João Novo, no Porto, tinha agendada a leitura do acórdão para as 14h00, mas adiou-a para dia 15 de julho às 14h30 por causa da alteração da qualificação do tipo de crime.

 

O alegado homicida estava acusado por homicídio qualificado, mas o coletivo de juízes entendeu que, tendo em conta o uso de uma faca na alegada prática do crime, o homicídio, além de qualificado, é agravado pelo uso.

Além disso, a presidente do coletivo de juízes acrescentou ainda que da acusação não consta a possibilidade de pena acessória de expulsão do país que poderá ser acrescida à pena principal.

"E temos de lhe comunicar [arguido] que lhe pode ser aplicada esta pena", frisou a magistrada.

Segundo a acusação, o arguido e o amigo, ambos de nacionalidade estrangeira, viajaram juntos para o Porto e ficaram hospedados num AL na zona do Bonfim.

O suspeito, por razões não apuradas, terá decidido matar o amigo e desfazer-se do corpo, tendo para esse efeito realizado pesquisas na Internet, assim como comprou uma viagem para outro país.

No dia anterior, e para concretizar o plano que havia traçado, o arguido terá esfaqueado com uma faca de cozinha a vítima com múltiplos golpes na região da cabeça, tronco, braços e, em particular, no pescoço, sustentou a acusação.

Além disso, o suspeito terá ainda mordido a vítima no tórax, braço direito e arrancado o polegar.

De acordo com a acusação, nessa mesma noite, o arguido comprou um saco de viagem de grandes dimensões para transportar o corpo, desfez-se dos pertences da vítima, limpou o apartamento e desligou a câmara de videovigilância.

Leia Também: Prisão preventiva para suspeito de atear fogos em Castro Verde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas