Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Há centros que já começaram a vacinar pessoas a partir dos 50 anos

Alguns destes centros já começaram a vacinar contra a Covid-19 pessoas desta faixa etária desde o final da semana passada.

Há centros que já começaram a vacinar pessoas a partir dos 50 anos
Notícias ao Minuto

22:47 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

País Vacinação

Com o ritmo da vacinação a acelerar, já há vários locais em Portugal que já estão a ser vacinadas contra a Covid-19 pessoas na casa dos 50 anos. Em alguns centros de vacinação a inoculação desta faixa etária já começou no final da semana passada. 

De acordo com a RTP, a vacinação de utentes entre os 50 e os 59 anos arrancou após alguns centros de vacinação terem começado a reportar dificuldades em agendar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

"Assistiu-se a um reduzido número de ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde] que já começaram a ter alguma dificuldade em agendar pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.  De forma a não reduzir o ritmo de vacinação esses ACeS, foram autorizados a vacinar utentes a partir dos 59 anos para baixo", esclareceu ao canal público fonte da task force responsável pela coordenação do plano de vacinação contra a Covid-19. 

Um destes locais, é o centro de vacinação no Altice Arena, em Lisboa, que confirmou ao canal de serviço público que começou, esta segunda-feira, a vacinar na faixa etária entre os 50 e os 60 anos.

"Recebi ontem as mensagens, vim hoje e já estou despachada", contou Paula, uma utente de 52 anos, à saída do pavilhão lisboeta. 

Quanto ao resto do país, ainda não se sabe a data precisa de quando é que passará a ser possível pessoas na casa dos 50 anos realizarem o autoagendamento da vacinação. 

Entretanto, ainda durante o dia de hoje, a task force confirmou também que o plano não deverá sofrer constrangimentos neste trimestre, devido às restrições etárias para o uso das vacinas da Janssen e da AstraZeneca.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação segue sem "constrangimentos". Pede-se fim da cerca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório