Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Águeda atribui Estatuto de Interesse Histórico e Cultural à d'Orfeu

Águeda, Aveiro, 16 abr 2021 (Lusa) - A Câmara de Águeda, no distrito de Aveiro, atribuiu, após consulta pública favorável, o Estatuto de Entidade de Interesse Histórico e Cultural Local à d'Orfeu - Associação Cultural, revelou hoje fonte municipal.

Águeda atribui Estatuto de Interesse Histórico e Cultural à d'Orfeu
Notícias ao Minuto

16:04 - 16/04/21 por Lusa

País Águeda

A d'Orfeu, que celebrou recentemente os seus 25 anos de existência, é uma associação cultural que "tem sido uma interveniente direta no dinamismo cultural e artístico do concelho de Águeda, sendo detentora de um rico património material e imaterial, critérios que são o fundamento para a atribuição deste Estatuto", refere uma nota de imprensa da autarquia.

O Estatuto, atribuído na última reunião do executivo municipal, confere à d'Orfeu o acesso a programas municipais ou nacionais de apoio e medidas de proteção legal, e será válido pelo período mínimo de quatro anos, automaticamente renovável.

A intervenção cultural da d'Orfeu nos domínios da formação, criação e programação tem sido alvo de diversas distinções, entre as quais a atribuição, pelo Ministério da Cultura (1998), do Estatuto de Interesse Cultural ou ainda a Declaração de Utilidade Pública, reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros (2001).

Em 2013, recebeu a Medalha de Mérito Cultural, uma distinção do Estado e a maior condecoração oficial da história da Associação, que se junta a diversas distinções relativas aos festivais que promove.

Leia Também: GNR abre processo a militar de Águeda apanhado a filmar colegas no duche

Recomendados para si

;
Campo obrigatório