Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Professores dos Açores podem gozar férias após licença de parentalidade

Os professores dos Açores vão poder usufruir do período de férias após o termo das licenças de parentalidade, tal como acontece na Madeira e no continente, informou hoje o Governo açoriano.

Professores dos Açores podem gozar férias após licença de parentalidade
Notícias ao Minuto

12:27 - 16/04/21 por Lusa

País Açores

Numa nota enviada às redações, o executivo açoriano refere que "a secretaria regional da Educação garantiu a possibilidade de os docentes poderem usufruir do período de férias após o termo das licenças de parentalidade".

Segundo o documento emitido pela tutela, ao pessoal docente em exercício de funções na região "aplica-se a legislação em vigor para os trabalhadores da administração regional autónoma em matéria de férias, faltas e licenças".

Citada na nota, a secretária regional da Educação explica que "os docentes da Região Autónoma da Madeira e do continente já podiam gozar o período de férias em qualquer altura do ano, mas, aos educadores e professores dos Açores, esse direito era limitado".

"Até então, ao pessoal docente da Região Autónoma dos Açores era, regra geral, vedado o direito ao gozo de férias durante o período letivo, mesmo que imediatamente após uma licença por parentalidade", sublinha Sofia Ribeiro.

Com esta decisão, e segundo a titular pela pasta da Educação nos Açores, "os docentes que usufruírem das férias em tempo de aulas, continuarão a ser substituídos, nas respetivas unidades orgânicas, com recurso à contratação a termo resolutivo, conjugando um interesse da administração com um interesse da família".

"A situação não se aplica nos casos em que possa resultar um prejuízo para os alunos e em que comprovadamente seja impossível a substituição do docente", diz ainda.

A governante frisa igualmente que esta decisão "é mais uma forma" de "garantir estabilidade ao corpo docente" e constitui "mais um passo para a valorização da carreira dos professores da região".

Leia Também: Bruxelas aprova apoios de 150 milhões para empresas dos Açores

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório